Cada cristão é chamado a dar à sua vida um projecto de amor, disse D. António Marto
D. António dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima, convidou, esta manhã (dia 25 de Março), em Fátima, os seus diocesanos, através de uma caminhada espiritual até Deus, e com a intercessão de Nossa Senhora, a procurarem na sua vida “a verdadeira Primavera da vocação”, seja ela o matrimónio, que afirmou “tão desacreditado pelos meios de comunicação social”, seja o sacerdócio, “neste momento em que sofremos a penúria das vocações sacerdotais”, ou outras expressões da Igreja.
Em tom de esperança, D. António Marto exortou os seus diocesanos e os outros grupos de peregrinos participantes na Eucaristia celebrada esta manhã no Recinto do Santuário de Fátima, num total de cinquenta e cinco mil pessoas, a dedicarem-se à “vocação à vida, ao amor, à comunhão fraterna, à missão”.
Aos diocesanos de Leiria-Fátima pediu um testemunho de encorajamento, chamando-os a serem “cristãos mais verdadeiros”. “O nosso tempo, mesmo com as suas dificuldades, pode ser um tempo de graça e de esperança”, “um tempo de redescobrir a novidade, a alegria, o encanto da nossa fé”, disse o prelado, acrescentando que “o Senhor não abandona o seu povo” e por isso, essa novidade, esta alegria da vocação cristã deve centrar-se na figura de Jesus Cristo.
Presidida pelo Bispo Diocesano, esta Eucaristia foi concelebrada por 95 sacerdotes. Comungaram 12 mil pessoas.
Durante a oração dos fiéis rezou-se também “pelos responsáveis da nações para que se deixem guiar pela sabedoria de Deus”.
Recorde-se que esta Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima ao Santuário se realiza desde 1931, um ano após o bispo D. José Alves Correia da Silva ter declarado dignas de crédito as aparições de Nossa Senhora. O tema da 76ª Peregrinação foi o mesmo do presente ano pastoral: “Não fostes vós...Fui eu que vos escolhi”, e pretendeu ser mais uma ocasião para os diocesanos de Leiria-Fátima descobrirem a beleza e a alegria da vocação cristã.
“Como é bela (Senhor) a tua Igreja de Leiria-Fátima, aqui presente e representada nas respectivas bandeiras, nas suas expressões da sua vida, dos seus dons e das suas vocações! (…) A Igreja está viva, vemo-lo na alegria desta peregrinação!”, exclamou D. António na saudação inicial da Eucaristia da Peregrinação de hoje, expressão que repetiu na saudação final.
Antes da procissão de regresso à Capelinha das Aparições, uma candeia, símbolo da vocação e trazida pela Vigaria de Porto de Mós a este Santuário, e que durante esta Eucaristia esteve defronte do altar do Recinto do Santuário, ao cimo da escadaria, foi entregue por D. António Marto à Paróquia de Mira de Aire.
Terminada a Eucaristia os vários grupos, comunidades e paróquias da Diocese de Leiria-Fátima almoçarão nos vários parques do Santuário, em ambiente de confraternização e alegria. Pelas 14h30, todos são convidados a assistir, no Centro Pastoral Paulo VI à habitual Festa-Mensagem integrada no programa da peregrinação. Este ano, o Colégio de S. Miguel, de Fátima, apresentará uma encenação da Carta Pastoral “Descobrir a beleza e a alegria da vocação cristã”.
No final, o bispo diocesano fará a sua mensagem de despedida e todos proclamarão a Oração de Agradecimento a Deus pelo dom da Peregrinação, onde agraciarão “tudo o que vimos, tudo o que ouvimos, tudo o sentimos, os nossos companheiros de viagem, aqueles com quem nos encontrámos, as alegrias que experimentámos, os sacrifícios que fizemos, o silêncio que nos ajudou a reflectir”.