No próximo dia 8 de Dezembro, a Diocese de Santarém vai celebrar a sua Padroeira. Pelas 11h00, na catedral dedicada à Virgem Imaculada, o Sr. Bispo D. Manuel Pelino Domingues presidirá à Eucaristia.
De tarde, às 16h00, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, cuja história do milagre e a devoção à Virgem marcaram gerações de crentes, em sinal de gratidão pelas divinas graças por ela e seu amado filho concedidas, será palco do lançamento de um livro inteiramente dedicado às suas origens e ao seu património.
Esta publicação prefaciada pelo Bispo diocesano, pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém e pelo Professor Veríssimo Serrão, conta ainda com textos de vários especialistas ligados ao património e às suas mais variadas categorias.
Com ela, a Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja encerra a fase piloto de inventariação do património diocesano, contando-se que o projecto se prolongue com entusiasmo pela restante diocese, e que se torne de imediato fonte de sensibilização e de valorização deste património que é, antes de mais, sinal “vivo” da fé em Cristo, cujo louvor digno sempre procurou reunir as mais belas formas de arte.
Seguir-se-á, pelas 17h30 na catedral um “Concerto à Padroeira” com o Coro de Santa Maria de Belém – Mosteiro dos Jerónimos.