Ícone Paulino passa pelas várias paróquias para lembrar «a actualidade do Evangelho» e despertar novas vocações
A Diocese de Santarém está a promover uma “viagem missionária” do Ícone de São Paulo pelas suas várias paróquias. A iniciativa pretende, como refere D. Manuel Pelino, “sensibilizar todo o povo de Deus para a actualidade do Evangelho e despertar os fiéis para uma participação mais activa e zelosa na missão evangelizadora da Igreja”.
Nesta perspectiva, escreve o Bispo de Santarém numa nota dirigida à Diocese, “um momento importante da viagem missionária pelas paróquias, é a realização de uma vigília vocacional na vigararia”.
Para organizar esta vigília e convocar os jovens, a mensagem pede “a constituição de uma equipa vicarial que integre fiéis que representem a riqueza variada de vocações na Igreja e estejam também ligados aos grupos e movimentos juvenis das paróquias”.
D. Manuel Pelino defende que “a equipa de preparação da vigília vocacional é chamada a continuar, após a viagem missionária do Ícone Paulino, como equipa da pastoral vocacional”.
Destinatários principais da acção são “sobretudo aos jovens que estão na altura de decidir as escolhas das suas vidas”.
A finalidade da equipa de pastoral vocacional é “a sensibilização para a vocação e missão inerentes à vida cristã. Na verdade, ser discípulo de Jesus Cristo é fazer da vida um serviço à comunidade social e eclesial, é pôr a render, para enriquecimento de todos, os dons que cada um recebe”.
“Hoje, à medida que se perde o sentido de Deus, perde-se igualmente o sentido da vida como vocação e missão. Apagando Deus do horizonte, o homem coloca-se como a única medida de si próprio”, alerta o Bispo de Santarém.
Em pleno Ano Paulino, D. Manuel Pelino escreve: “São Paulo lembra-nos a vocação cristã fundamental de nos tornarmos novas criaturas e fermento de um mundo novo, luz que ilumina e sal que preserva da corrupção. Assim damos um contributo para a renovação da humanidade”.
Em ordem a proporcionar formação específica para esta missão, a Diocese organiza dois encontros. O primeiro, sobre a cultura vocacional e as mediações vocacionais, no próximo dia 8 de Novembro das 10h00 às 12h30. O segundo, sobre acompanhamento espiritual a 24 de Janeiro de 2009, no mesmo horário.