Nacional

Diocese de Viseu anuncia novo Fundo Solidário

Octávio Carmo
...

Responsáveis católicos falam em «aumento e diversificação dos pedidos de ajuda social»

A diocese de Viseu decidiu criar um “Fundo Solidário Diocesano” para responder ao “aumento e diversificação dos pedidos de ajuda social”.

Em comunicado divulgado pela página oficial da diocese na Internet, refere-se que “este Fundo Diocesano fica à responsabilidade da Cáritas, sendo gerido em conjunto com as restantes Instituições de Solidariedade, numa preocupação permanente de atenção e resposta às situações de urgente socorro social”.

A decisão surge depois de o bispo local, D. Ilídio Leandro, ter reunido com responsáveis pela Pastoral Social na diocese, incluindo representantes da Cáritas diocesana, das Conferências de S. Vicente de Paulo e da Comissão Diocesana Justiça e Paz.

“Fazendo uma análise da situação social na Diocese, constatou-se um aumento e diversificação dos pedidos de ajuda social, exigindo maior capacidade de resposta”, indica o comunicado oficial.

Nesse sentido, agilizou-se a constituição do “Fundo Solidário Diocesano”, em ligação com o Fundo Social Solidário, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

O bispo de Viseu considera que todas as comunidades cristãs “devem permanecer atentas e ser solícitas para com todos os que se revelem necessitados, independentemente da sua prática religiosa, da sua proximidade ou distanciamento em relação à vida da comunidade”.

Há duas semanas, após o conselho de pastoral diocesano, D. Ilídio Leandro defendera que todas as paróquias devem ter estruturas para monitorizar a pobreza.



Diocese de Viseu