A Mensagem de Quaresma do bispo do Funchal, publicada este Domingo, define o destino a dar à renúncia quaresmal. Os destinatários serão os pobres idosos visitados pelas Conferências de São Vicente de Paulo na Madeira e os doentes de tuberculose e malária na diocese angolana de Lubango.
“Para a Renúncia da Quaresma, após consulta de sacerdotes e leigos, foi decidido aplicar o fruto da generosidade dos nossos fiéis a duas intenções, uma diocesana e outra exterior. Devido à Mensagem do Santo Padre alertar para a situação dos pobres da terceira idade, dedicamos parte da Renúncia aos idosos pobres visitados pelos membros das Conferências de São Vicente de Paulo da nossa Diocese, e a outra parte à Luta contra a Tuberculose e Malária no campo de medicamentos e formação de agentes de saúde, na diocese de Lubango, em Angola”, assinala..
D. Teodoro de Faria reconhece a generosidade dos crentes madeirenses e do significado das suas acções de solidariedade. “A Quaresma é um tempo forte para viver em comunidade, agir em conjunto, mas a conversão a Deus é um caminho pessoal que cada um deve percorrer sozinho para se encontrar face a face com o Deus vivo”, escreve.