Lausperene «Rogai» pretende que até Novembro de 2009, a todas as horas alguém, na diocese, reze pelas vocações
Às 7horas da manhã de hoje, no Porto, teve início um Lausperene na diocese do Porto. Normal, diriam muitos. A singularidade desta iniciativa é que apenas vai findar dentro de um ano. Toda a diocese vai estar unida em oração e a todas as horas, haverá alguém no Porto a rezar pelas vocações, durante um ano. Este é o objectivo do Lausperene começou, esta manhã, na paróquia de Baguim do Monte, na vigararia de Gondomar.
A diocese adicionou o nome «Rogai», mostrando “qual a primeira acção de uma pastoral vocacional”, explica à Agência ECCLESIA o Pe. Jorge Madureira, Director do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações. “Este é o motor da evangelização”.
O Lausperene será uma oração contínua. As vigararias, através das suas paróquias, asseguram a oração diurna. As congregações, comunidades religiosas e seminários, “que têm a exposição do Santíssimo nas suas casa, são as responsáveis pelo horários entre as 22 horas e as 7 horas da manhã”. O sacerdote assegura que as 477 paróquias da diocese “estão implicadas e participam nesta dinâmica”.
A oração “tem-se descoberto muito presente em muitos pontos da diocese”. A marca da continuidade confere ao Lausperene uma dimensão forte de comunhão. “Não exclui todas as restantes iniciativas de oração que na diocese normalmente acontecem”, sublinha. Esta actividade pretende centrar as vocações como um desafio permanente da Igreja. Por isso, até à semana dos Seminários, em Novembro de 2009, haverá diocesanos a rezar pelas vocações sacerdotais, dos actuais e futuros padres, a todas as horas do dia.
A diocese respondeu a um desafio da Congregação para o Clero, assumido pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.
A diocese do Porto está a caminhar para a Missão 2010, lançada pelo seu Bispo. “A missão precisa de evangelizadores novos e o Lausperene vai ser um motor e ajudar esta missão”. A oração “é a alma da missão”. A vocação sacerdotal “tem como carisma a comunhão de todas as vocações da Igreja”.
O calendário que assegura a dinamização desta actividade está disponível no sítio da Internet da diocese do Porto. A primeira congregação religiosa a assumir hoje, o Lauperene às 22 horas serão as Carmelitas Descalças da Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria.
Em plena semana dos Seminários, as equipas paroquiais vocacionais e animadores vocacionais, vêem assim envolvidos numa dinâmica que não finda no dia 16 de Novembro. A adesão a este iniciativa diocesana “não podia ser melhor”. A somar aos Lausperene, a diocese segue o guião proposto pela Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios para esta semana, “e por isso, o material proposto foi disponibilizado em todas as paróquias”, assegura o Pe. Jorge Madureira.
A diocese do Porto vai ainda promover um encontro com acólitos, no próximo Sábado, dia 15, com vista a promover “uma maior proximidade, com um dia dedicado a oração e encontro”. Nesse dia ainda, à noite, a diocese congrega-se numa vigília de oração pelos Seminários, na paróquia do Santíssimo Sacramento, presidida por D. Manuel Clemente.
Mais informações em www.diocese-porto.pt