A realizar em Fátima, de 10 a 13 de Novembro, reflectirá também sobre o Ano Paulino.
Os documentos «A Escola em Portugal» e «Toda a prioridade às crianças» são dois pontos da agenda da próxima Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a realizar em Fátima, de 10 a 13 deste mês.
Para além destes pontos, nesta assembleia – a concretizar na Casa das Dores -, os bispos portugueses discutirão também sobre os trabalhos desenvolvidos pelas Comissões Episcopais, a Renovação dos serviços centrais da CEP, Celebração do Ano Paulino em Fátima (25 de Janeiro de 2009) e análise e votação do orçamento do Secretariado Geral da CEP para 2009.
Num entrevista concedida, recentemente, à Agência ECCLESIA, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, sublinha que “procurarei na próxima Assembleia Plenária lançar algumas ideias a partir daí – da transmissão da fé – e vermos o que exige e supõe em termos de reorganização da própria Igreja”.
Ao nível das linhas prioritárias para o segundo mandato como Presidente da CEP, D. Jorge Ortiga, esclarece: “Na transmissão da fé, na reorganização das comunidades, na comunhão, na formação permanente e uma grande atenção aos problemas sociais. E acrescenta: “Temos de continuar a defender as nossas estruturas sócio-caritativas e reflectir sobre o seu funcionamento porque na era da globalização temos de estar sempre atentos e percorrer os caminhos do mundo de hoje para uma pastoral de resposta aos problemas e não apenas uma pastoral tradicional.
Programa
1. Discurso de abertura pelo Presidente da CEP
2. Informação sobre os trabalhos desenvolvidos pelas Comissões Episcopais
3. Documentos
3.1 A Escola em Portugal
3.2 Nota Pastoral Toda a prioridade às crianças
4. Renovação dos serviços centrais da CEP
5. Celebração do Ano Paulino em Fátima: 25 de Janeiro de 2009
6. Análise e votação do orçamento do Secretariado Geral da CEP para 2009
Acesso da Comunicação Social
A sessão de abertura, em que usará da palavra o Presidente da Conferência Episcopal,
D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo de Braga, será às 16.00 horas do dia 10.
O P. Manuel Morujão, Secretário da CEP, facultará aos jornalistas uma breve informação no dia 12, às 12.30 horas.
Para a comunicação televisiva será facultada a recolha de imagens no dia 10, segunda-feira, durante a sessão de abertura, e no dia 13, quinta-feira, às 10.00 horas da manhã.
Depois do encerramento da Assembleia, haverá no dia 13 às 14.30 horas, no mesmo local, uma Conferência de Imprensa na qual será lido o Comunicado Final.
Notícias relacionadas• Entrevista ao Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa• Adopção: CEP pede que a prioridade sejam as crianças