Por ocasião da realização do Congresso Internacional “Figuras do Anjo revisitadas”, que decorrerá no Santuário de Fátima de 10 a 12 de Outubro próximo, têm lugar em Fátima três iniciativas de carácter cultural sobre a temática dos Anjos, promovidas pelo Santuário com a colaboração de diversas entidades.
Recorde-se que o Santuário de Fátima comemora este ano o 90.º aniversário das Aparições do Anjo de Portugal a Lúcia, Francisco e Jacinta.
No dia 9 de Outubro, pelas 16 horas, será inaugurada, no Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima (Rua Francisco Marto), a exposição “Sou o Anjo da paz”.
A cerimónia abrirá, no auditório do Centro Missionário Allamano, com uma comunicação do Prof. Doutor Luís Casimiro (da Universidade do Porto) subordinada ao tema “Iconografia angélica”, seguindo-se, pelas 17h00, a abertura da exposição.
Promovida pelo Santuário de Fátima em parceria com a Comissão de Arte e Património da Diocese de Leiria-Fátima e o Museu Arte Sacra e Etnologia, a mostra será sobre iconografia angélica e estará patente ao público, na sala de exposições temporárias, até ao dia 1 de Abril de 2007. Poderá ser visitada diariamente, excepto às segundas-feiras, das 10h00 às 17h00.
Em entrevista à Sala de Imprensa do Santuário, o director do Museu de Arte Sacra e Etnologia, Gonçalo Cardoso, mostra-se honrado em pertencer à organização e revela alguns pormenores sobre a exposição.
1 - Como foi recebida a proposta apresentada pelo Santuário, de o Museu de Arte Sacra e Etnologia acolher e colaborar na organização desta exposição?
Gonçalo Cardoso – Foi recebida com a maior das satisfações. Constitui, para nós, uma honra associarmo-nos a um programa do Santuário, tão diversificado e de grande qualidade, para celebrar os 90 Anos das Aparições de Fátima. As parcerias são normalmente muito positivas, conseguem-se unir vários esforços num só sentido que, certamente, terão resultados muito positivos. O Museu tem-se esforçado por partilhar a sua experiência e equipamentos museológicos na preparação da exposição mas, ao mesmo tempo, tem aprendido com outras experiências dos vários elementos da equipa coordenadora, e isso é muito saudável.
2 – A selecção dos trabalhos foi baseada em que critérios? Quais os tipos de obras que poderemos ver expostas?
Gonçalo Cardoso – Pretende-se mostrar ao público o que existe de artístico e cultural na Diocese de Leiria-Fátima. É uma forma de valorizar o património diocesano, conservá-lo e mostrar muitas obras que não se encontram expostas ao culto. Estarão expostas várias esculturas, pinturas e alfaias litúrgicas.
3 - Como está a ser desenhada a exposição?
Dr. Gonçalo Cardoso – A mostra está dividida em três grandes núcleos: Anjos Mensageiros; Anjos Protectores; e Anjos Adoradores, contextualizadas com vários textos que apelam à meditação.
Exposição “Terna e Sublime Presença”
No dia 10 de Outubro, pelas 21horas, será inaugurada, no Centro Pastoral Paulo VI, a exposição “Terna e Sublime Presença”. Esta mostra exibirá as obras seleccionadas do concurso de artes plásticas “A Figura dos Anjos”, levado a efeito pelo Santuário de Fátima junto das Escolas do Ensino Secundário e Superior com a respectiva área pedagógica.
Na abertura da exposição, Emília Nadal, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, fará uma comunicação sobre a “Figura dos Anjos”, seguida de uma visita à exposição, na presença do Bispo de Leiria-Fátima e do Reitor do Santuário de Fátima.
Este momento vai contar com a presença dos participantes no congresso internacional “Figuras dos Anjo revisitadas”.
Com entradas livres, “Terna e sublime presença” estará patente ao público até 7 de Janeiro de 2007.
Bailado “A solo com os Anjos”
Com entradas gratuitas, o espectáculo de dança contemporânea “A solo com os Anjos”; cuja estreia decorreu por ocasião das jornadas “Aljustrel e Valinhos, o outro pulmão do Santuário de Fátima”, em finais de Abril; sobe novamente ao palco no dia 11 de Outubro, às 21 horas, no anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI, por ocasião do congresso internacional “Figuras do Anjo revisitadas”.
«A solo com os anjos» é uma co-produção da companhia de dança contemporânea Vortice Dance com o Santuário de Fátima. Os directores artísticos e coreógrafos são Cláudia Martins e Rafael Carriço, proprietários da companhia de dança sedeada em Fátima.
Esta obra, nas palavras dos directores artísticos, pretende retratar «a relação entre o Homem e o Divino».
“No desenrolar da acção são sugeridos alguns dos mais belos e intensos momentos em que um anjo traz uma mensagem. É referido o momento da anunciação do anjo a Maria, de que dará à luz o filho de Deus e a ascensão de Jesus aos céus. Numa vertigem temporal, serão focadas outras aparições de anjos, mais próximas dos nossos tempos, como a do anjo que falou a três crianças em Fátima. Estas aparições são contextualizadas no tempo e na História. O impacto e as consequências por elas causados não só no dia a dia das pessoas, mas na História dos Homens, serão o mote de todo o trabalho. Dos maiores flagelos sociais que há memória, as duas grandes Guerras, serão retratadas, na coreografia, como momentos de guerra, de trevas, desencontro, em que todos anseiam por luz, hinos de amor e um retorno à confiança nos sentimentos puros”, explicam Cláudia Martins e Rafael Carriço.