Nacional

Ecumenismo: Jovens querem Europa humana

Agência Ecclesia
...

Participantes no XIV Fórum Ecuménico procuram caminhos de esperança entre dificuldades sociais

Porto, 10 nov 2012 (Ecclesia) – O Fórum Ecuménico Jovem (FEJ) quer ajudar a indicar caminhos para uma Europa mais “fraterna, humana e social”, salientou hoje João Luís Fontes, responsável pelo encontro que juntou as Igrejas Católica Romana, Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista e Presbiteriana.

Mesmo afetados por realidades de desemprego, de crise e desorientação face ao futuro, os jovens reunidos no XIV Fórum FEJ querem ser “construtores de uma Europa mais fraterna, mais humana, mais social que permita o pleno desenvolvimento de cada uma e de cada um”.

A poucos dias da visita da chanceler alemã Angela Merkel a Portugal, João Luís Fontes refere à Agência ECCLESIA, o testemunho dos jovens que pedem uma “Europa mais humanizada”.

“Todos temos um chamamento comum e uma única fé apesar das diferenças rituais ou doutrinais – na partilha das dificuldades e das experiências percebemos que não somos muito diferentes uns dos outros”.

Esta certeza confere ao cristão “um olhar de esperança e criatividade”, mesmo para contextos de maiores dificuldades, refere, sublinhando que o grande testemunho a dar tem como objetivo tornar a sociedade mais “humanizada”.

 “O caminhar e descobrir que é possível fazer algo junto ajuda a ter confiança no futuro”, indica o responsável do encontro que reuniu no Porto cerca de 300 participantes.

«Valoriza a Juventude que há em ti» foi o tema proposto para o encontro deste ano que terminou com uma celebração de envio e a assinatura da «Carta da Esperança» “lida e assinada por todos os participantes”, posteriormente disponível no portal do FEJ, www.ecumenismojovem.org.

"Somos chamados a uma cidadania responsável, com a esperança de combatermos o desemprego, a discriminação racial, a xenofobia, a exclusão", refere o documento. 

O FEJ foi lançado em 1999 para desafiar os jovens católicos, lusitanos, presbiteranos e metodistas a se mobilizarem para um caminho conjunto no meio da sociedade.

LS/OC



Pastoral Juvenil Ecumenismo