EMRC: Disciplina deve ajudar a «manter viva a esperança» em tempos de crise
Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica, que decorre em Fátima, sublinha importância dos docentes serem «narradores do amor de Deus»
Fátima, Santarém, 26 jan 2013 (Ecclesia) – Continuar a fazer das escolas lugar de formação integral dos alunos, humana e espiritual, sobretudo nesta época de crise, é um dos desafios saídos do Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica que termina este domingo, em Fátima.
Dimas Pedrinho, coordenador do Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Secretariado Nacional da Educação Cristã, entidade que organizou aquela iniciativa, sublinhou em declarações à ECCLESIA que as escolas contam com a disciplina para “manter viva nas pessoas uma esperança ativa, na procura de soluções”.
“A proposta do Evangelho continua válida, é precisamente nestes momentos que é preciso levar para as escolas, para as circunstâncias, coisas com valor que ajudem a superar as crises”, realçou aquele responsável.
O Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica, subordinado ao tema “Descobrir a solidez da fé: Testemunho e missão do professor de EMRC”, decorre no Seminário do Verbo Divino e conta com a participação de cerca de 200 professores.
D. António Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, destacou a importância da iniciativa para a “aprendizagem” dos docentes, para a “partilha de experiências” e “definição de objetivos” que vão ao encontro das necessidades atuais das famílias e da sociedade.
“A importância que a educação moral e religiosa católica tem no contexto das escolas é reconhecida, o interesse que as famílias manifestam para que os seus filhos tenham esta aula também está confirmado, por isso, este fórum é também a pensar nas dezenas de milhares de alunos que frequentam EMRC e do bem que, através das aulas, se faz nas nossas escolas”, realça.
Segundo D. António Francisco dos Santos, o tema escolhido para este ano pretende preparar melhor os docentes para serem “narradores e protagonistas” da doutrina que estão a transmitir, saberem contar “a história do amor de Deus pelo homem” e assim darem um “contributo valiosíssimo” para o crescimento humano e espiritual dos mais novos e das comunidades em geral.
As conferências deste Fórum podem ser vistas na página da internet do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
PTE/JCP/PR
EMRC