No próximo sábado, dia 9, a Escola de Música Sacra da Diocese da Guarda termina o primeiro ano lectivo de funcionamento. Esta escola é um serviço do Secretariado Diocesano da Liturgia daquela diocese que pretende formar os agentes da pastoral litúrgica que nas paróquias e restantes comunidades religiosas exercem os importantes ministérios relacionados com a música em contexto celebrativo.
A escola, em actividade desde Setembro de 2006, funciona no Seminário Maior da Guarda todos os sábados, durante a tarde. O corpo docente da Escola propôs aos alunos que, em dia de encerramento, se reunissem durante mais tempo do que o habitual, a fim de se proporcionar um maior convívio que a rigidez dos horários e das aprendizagens por vezes não facilita. Assim, a reunião está marcada para as 11 horas, iniciando com a celebração da Hora Intermédia, dedicada, por ser sábado de manhã, à contemplação de Maria, Mãe do Senhor.
Seguir-se-ão alguns ensaios de preparação para a Missa que será celebrada na paróquia de São Miguel da Guarda, pelas 19 horas. De entre os momentos de convívio, destaca-se o almoço em comum, no refeitório do Seminário Maior.
Na sessão de encerramento, pelas 17 horas, decorrerá a apresentação oficial da página web do Secretariado Diocesano da Liturgia que, desde há uma semana, se encontra em funcionamento no sítio www.liturgiaguarda.com.
A Escola de Música Sacra da Diocese da Guarda tem cerca de quatro dezenas de alunos que frequentam as cadeiras nucleares de Liturgia, Formação Musical e Práxis da Música na Liturgia. Para além destas, alguns alunos têm formação específica nas disciplinas “Ministério do Salmista”, “Ministério do Organista” e, a abrir no próximo ano lectivo, “Ministério do Director do Coro e do Canto da Assembleia”.
Esta escola é o primeiro pólo de ensino que entrou em funcionamento. No próximo ano, o Secretariado da Liturgia da Guarda pretende abrir o curso de Ministério do Leitor, no âmbito de um segundo pólo de ensino da Escola de Ministérios Litúrgicos para preparação dos ministérios da Palavra e do Altar.