Escolas católicas debatem educação da sexualidade
No passado sábado, dia 2 de Outubro, a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) levou a cabo uma Acção de Formação subordinada ao tema "Educação da Sexualidade ou Educação para o Amor?" que se realizou no Colégio Conciliar de Maria Imaculada, Cruz da Areia, Leiria.
Este encontro contou com a presença, no acto de abertura, de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que dirigiu aos participantes algumas palavras de incentivo para que a visão cristã da vida, da sexualidade e do amor possam ser levadas aos jovens de modo a proporcionar opções conscientes e livres neste domínio essencial da existência humana.
A formação teve como dinamizadores Daniel Serão, que abordou o tema "A Sexualidade na Saúde Integral" e o Pe. Vítor Coutinho, que tratou o tema "Sexualidade e Igreja: Uma Relação Atribulada. Perspectivas Cristãs da Sexualidade".
O primeiro orador, dentro de uma perspectiva ética cristã, respondeu à questão "A sexualidade humana, o que é?", e depois abordou as diferentes patologias que a podem afectar, em termos de saúde pessoal, identificando visões redutoras e/ou parciais desta problemática.
O Pe. Vítor Coutinho centrou-se na visão que o cristianismo propõe da sexualidade humana e identificou as diferentes "contaminações" filosóficas que, ao longo do tempo, distorceram a visão original cristã da sexualidade humana – uma visão muito positiva e plena de beleza.
Participaram neste encontro cerca de 300 professores de Escolas Católicas e também de Educação Moral e Religiosa Católica de algumas escolas do Estado.
Escola Católica