Nacional

Escutismo em Portugal ganhou um Centro de Actividades de dimensão internacional

Correio de Coimbra
...

Resultado do trabalho do agrupamento de Escuteiros do Seixo de Mira

25 anos depois da filiação no CNE e após dois anos de muito trabalho, o agrupamento  de Escuteiros do Seixo de Mira (Agr. 731)   inaugurou o seu campo de actividades e a sua sede, comemorando também a celebração do 25º aniversário.

O novo centro de actividades é um equipamento com alguma relevância – quatro pavilhões e um armazém de apoio, com uma área coberta total de 700 metros quadrados, implantado no parque desportivo do Seixo, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Mira em parceria com a  Associação Cultural e Recreativa do Seixo e a Junta de Freguesia que aí têm também instalações – o campo de jogos, o polidesportivo e o armazém. Este foi um fim-de-semana de grandes emoções! A primeira terá sido talvez o cansaço de dois anos de trabalho que culminaram em mais alguns dias/noites de esforço para tudo ficar pronto. O espírito escutista é mesmo assim, espírito de amor à camisola, espírito de entrega e serviço a uma causa.

O dia contou com vários momentos. Primeiro, o memento mais importante, a missa comunitária de acção de graças pelos 25 anos do agrupamento, onde alguns elementos fizeram promessas para explorador e para caminheiro, onde foi lido uma bela mensagem do Padre Frade, o impulsionador e fundador do escutismo no Seixo e onde a Acção de Graças foi uma belíssima mensagem acompanhada de fotos das várias fases da obra e do imenso trabalho feito por todos os escuteiros, pais e amigos.

O segundo momento, o mais significativo, foi a inauguração do Centro, com a bênção das instalações pelo Pró-Vigário Geral da Diocese de Coimbra e pelo Pároco do Seixo, com o descerramento da placa alusiva à inauguração onde se pode ler: “Deus quer, o Homem sonha e, com espírito de união e serviço, a obra nasce. Obrigado a todos os que contribuíram”.

Após o descerramento da placa alusiva à inauguração do Centro, usou da palavra a Chefe de Agrupamento, Ana Rocha que, referiu: “hoje, estamos duplamente em festa porque “há sonhos que se tornam vida. Sonhámos, acreditámos que era possível e concretizamos o sonho de manter vivo por mais de 25 anos o ideal escutista e de ter um espaço nosso”.

O Presidente da junta salientou que toda a freguesia ganhou com este espaço. “Ganharam os escuteiros, ganhou a ACRSM que aqui tem o campo desportivo”. “Veio ao de cima a imagem de marca do Seixo: A solidariedade, a iniciativa e a ajuda mútua. Há muitos anos que não se via nada assim. Se educar é servir de modelo o Agrupamento de Escuteiros do Seixo foi, com a construção deste Centro e é com o seu trabalho de formar Homens, um grande exemplo”, salientou o autarca.

O Chefe regional do CNE elogiou o Agrupamento do Seixo pelo seu dinamismo, seu modo de viver o escutismo e exemplo para outros agrupamentos e elogiou as novas instalações e as suas excelentes condições para receber em actividades escuteiros de toda a região, de todo o país e mesmo internacional

O Verador Miguel Grego, em representação da Câmara de Mira historiou todos os apoios dados pela Câmara, referiu que os mesmos aconteceram porque sempre acreditaram no Agrupamento, e no muito trabalho, dedicação e empenho das Chefias e do agrupamento.



Diocese de Coimbra Escutismo