Um grupo de 14 atletas amadores da cidade polaca Ruda Slascka terminou no dia 13 de Maio a estafeta que havia iniciado no dia 4 de Maio naquela cidade do sul da Polónia.
Dez dias depois de iniciada a estafeta, e após a passagem desde a Polónia, pela República Chega, Alemanha, França e Espanha, o grupo finalmente alcançou Fátima, juntando-se assim aos milhares de peregrinos que fizeram deste Santuário o seu destino.
O grupo participou nas celebrações principais do 90º Aniversário das Aparições de Nossa Senhora, na manhã do dia 13, e hoje, dia 15 de Maio, entregou no Santuário de Fátima, uma taça e um troféu em vidro representativos desta estafeta. Junto com estas duas peças ficou também o testemunho que, de mão em mão, percorreu 3297 quilómetros até Fátima.
O grupo realizou esta estafeta pela 14ª vez, embora pela primeira vez o destino tenha sido Fátima.
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima três dos atletas explicaram que esta estafeta foi uma peregrinação em agradecimento a Nossa Senhora de Fátima, pela protecção que tem dado aos católicos polacos.
Os desdobráveis entregues no Santuário, em Polaco e em Inglês, sublinham a causa de, este ano, a meta da estafeta, a que chamam “Corrida pela Paz”, ser Fátima: a celebração do 90º aniversário das aparições.