“Estar no mundo e servir a Deus: modos e percursos” é o tema das II Jornadas de Filosofia Medieval, a realizar dia 18 deste mês, em Évora, no Colégio do Espírito Santo. Esta iniciativa conta com o apoio da Universidade de Évora e do Instituto Superior de Teologia de Évora e têm como Comissão Organizadora: Joaquim Lavajo (ISTE); Teresa Santos (UE); Helena Costa (UP).
Programa
14h.30m - Abertura das Jornadas
14h45 - José Maria Silva Rosa (UBI), debruçar-se-á sobre «S. Martinho de Dume: da possibilidade de uma pastoral da inteligência».
15h15m - Paula Oliveira e Silva (Centro de Filosofia da UL), falará sobre «Paulo Orósio e Apríngio de Beja: O sentido da História, a Providência e a Escatologia».
15h45m - Joaquim Chorão Lavajo (ISTE), tratará o tema «D. Durando Pais. Análise histórico-filosófica do seu pensamento».
16h45m - Gaëlle Jeanmart (Un. Liège) falará sobre «Esquisse d’une analyse de l’ácedie monas- tique».
17h15m - Carlos do Carmo Silva (UCP) abordará a «Linguagem medieval da mística ou mística linguagem da exclusão? – Em torno do “sem maneira” (onwisen) de Ruusbroec».
17h45m - Teresa Santos (UE) e Helena Costa (UP) tratarão o tema «Notícia de um sermão de André da Piedade dedicado a Santo António»