Da parte da tarde de ontem, dia 6 de Junho, foi inaugurada a exposição sobre a Igreja da Santíssima Trindade, na Casa de S. Miguel, localizada em frente à Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.
A mostra integra a descrição do projecto, as várias perspectivas do interior e do exterior da futura Igreja, engloba uma maqueta da Igreja da Santíssima Trindade e apresenta uma nova maqueta onde a obra é enquadrada na zona envolvente do Santuário.
A exposição termina com a uma cópia da Bênção Apostólica do Santo Padre ao novo templo de oração,que se espera inaugurar em Maio de 2007.
É ainda apresentado o currículo de Alexandros N. Tombazis, autor do projecto da Igreja da Santíssima Trindade, pensado para melhor servir as grandes multidões de peregrinos que visitam Fátima.
Em declarações ao Centro de Comunicação Social do Santuário de Fátima, o Arquitecto Tombazis, manifestou a sua satisfação em ter acompanhado a cerimónia da colocação da Primeira Pedra, emoção que disse já ter sentido quando, em 25 de Janeiro deste ano, testemunhou a assinatura da adjudicação da 1.ª empreitada.
Observador atento de todos os aspectos ligados à obra que começou por ser apenas um conjunto de esboços seus, o arquitecto salientou que estava dado mais um importante passo na execução do trabalho.
“Há muitos projectos que não saem do papel. Como dizem os chineses, o primeiro passo é meio caminho, aqui já foi dado”.
Esta exposição irá estar patente ao público, em horário ainda a afixar, durante todo o período temporal em que decorrerem as obras.
Neste momento a escavação aproxima-se dos 90%. Cravaram-se no solo cársico cerca de 300 estacas de betão armado, algumas com mais de 20 metros. São 150 os funcionários que diariamente trabalham nesta primeira empreitada – movimento de terras, contenção periférica de barreiras, estruturas de betão e ferro.