FamÃlia: Arcebispo de Braga quer envolver arquidiocese na preparação do SÃnodo 2015
D. Jorge Ortiga fala na necessidade de encontrar respostas com a ajuda de todos
Braga, 29 dez 2014 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga convidou as comunidades católicas a estudar os ‘lineamenta’ (documento preparatório) do Sínodo sobre a Família, que vai decorrer no Vaticano em outubro de 2015, e depois responda às 46 perguntas apresentadas.
“A família, mais do que nunca, tem sido tema de diálogo e de debate. Nem sempre de um modo adequado e com fidelidade à verdadeira doutrina. Os problemas são variados e a Igreja confia aos católicos a corresponsabilidade de encontrar respostas”, escreveu D. Jorge Ortiga, numa mensagem divulgada na internet e enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O arcebispo primaz explica que esta etapa é uma continuidade ao “impulso inicial” do Sínodo extraordinário que decorreu em outubro deste ano e quer envolver toda a Igreja em “discernimento”.
“Os caminhos para propor a doutrina através do anúncio do Evangelho da Família e da consciencialização das diversas perspetivas pastorais a serem acolhidas e ativadas nas nossas comunidades cristãs”, desenvolveu.
Neste contexto de “corresponsabilidade eclesial”, D. Jorge Ortiga solicita aos sacerdotes, membros dos Institutos de Vida Consagrada, às diversas associações e movimentos que reflitam, “pessoalmente e em grupo”, sobre o documento preparatório e respondam às 46 perguntas apresentadas.
“O assunto deve depois ser abordado nas palestras, no Conselho Pastoral e Presbiteral, assim como nas diferentes reuniões marcadas para o efeito”, refere o prelado.
D. Jorge Ortiga pretende ainda que esta caminhada sinodal “envolva e comprometa” todos numa “serena” reflexão para que haja um contributo positivo sobre um “assunto de primordial importância para o presente e futuro da família”.
A Arquidiocese de Braga disponibilizou o documento em formato word e PDF, na página na internet, e as respostas devem ser enviadas para o Secretário da Ação Pastoral (sergiotorres70@gmail.com).
CB/OC
SÃnodo dos Bispos