FamÃlia: Diocese de Angra inicia consulta sobre documento preparatório do sÃnodo
Angra do Heroísmo, 03 jan 2015 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano para a Pastoral Familiar e Apostolado dos Leigos de Angra vai coordenar a consulta e receber as respostas dos vários movimentos ligados à família sobre o documento preparatório para a assembleia de bispos de 2015.
O sítio online Igreja Açores informa que o documento preparatório, para assembleia dos bispos de 2015, com 46 perguntas, foi enviado para todas as ouvidorias – “com particular destaque para os 16 Casais de ligação e os casais responsáveis a nível paroquial” - e movimentos relacionados com a pastoral da família na diocese de Angra que “devem responder às questões até ao próximo dia 15 de fevereiro”.
As respostas às perguntas sobre temas como a pastoral dos divorciados ou acolhimento dos homossexuais, para além das propostas sobre o “Evangelho da Família”, devem ser enviadas para o endereço de correio eletrónico pastoralfamiliar.acores@gmail.com.
No final, Serviço Diocesano da Pastoral Familiar analisa e resume as respostas num documento que vai enviar ao bispo da Diocese de Angra a parti do qual “será definida a posição diocesana a enviar à Conferência Episcopal Portuguesa”, num processo igual ao de 2013, na preparação da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, que realizou-se em outubro de 2014 em Roma.
A primeira reunião do secretariado do Serviço Diocesano para a Pastoral Familiar e Apostolado dos Leigos para analisar estes documentos realiza-se no dia 6 de janeiro.
Depois, no dia 9, a equipa vai reunir com “todos os casais2 responsáveis pela pastoral familiar da ouvidoria de Ponta Delgada e com os representantes dos vários movimentos relacionados com a família.
O sítio informativo da Diocese de Angra revela que a reunião vai analisar à pastoral familiar a nível da ouvidoria e diocesano e realiza-se no Centro Paroquial da Matriz, em Ponta Delgada.
No encontro vai ser preparada também a Festa de São Sebastião, que celebra-se a 18 de janeiro, e que este ano dedica “um enfoque muito especial nas questões da família”.
IA/CB
Diocese de Angra FamÃlia SÃnodo dos Bispos