Santos são quem maior influência exercem na humanidade, lembrou D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém
A Família Franciscana marcou presença em Fátima este fim-de-semana, 4 e 5 de Outubro, com várias iniciativas na cidade e também em outras localidades do concelho de Ourém.
Este Domingo, no Santuário de Fátima, foram mais de sete mil os peregrinos desta grande família que se desloca a Fátima em peregrinação desde há 36 anos e que neste ano de 2008 celebra o VIII Centenário da Ordem Franciscana, com várias iniciativas em Portugal e também em outros países. De sublinhar que a, nível Europeu, será organizado o «Euro Meeting», um encontro europeu de jovens.
No Mês do Rosário, muitos outros grupos de peregrinos, e também muitas famílias, se juntaram a este grupo para participar na Eucaristia Dominical, celebrada no Recinto de Oração, e presidida por D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém.
Durante a homilia, D. Manuel Pelino apresentou o exemplo da vida de S. Francisco de Assis como “um estímulo para cultivarmos a misericórdia, o serviço fraterno, na esperança e no amor”.
“Encontramos em São Francisco (de Assis) um convite e um guia para alcançarmos misericórdia e exercermos missericordia”, afirmou D. Manuel Pelino Domingues.
Num mundo “marcado pela intolerância, incompreensão e pelos conflitos”, "pelo vazio de valores espirituais, que faz com que o mundo pareça um deserto", afirmou, espera-se que a Igreja seja “uma imagem da misericórdia”, que mostre um coração atento ao mais débil, ao desvalido.
Vidas como a de São Francisco de Assis ou de outros santos, são para o Bispo de Santarém, a melhor maneira de se aprender o Evangelho.
“Aprendemos melhor com exemplos do que com doutrina”, afirmou, acrescentando que “os santos são as pessoas que maior e melhor influência exercem na humanidade”.
Celebrou-se, neste Domingo, o “Dia Anual da Diocese de Leiria-Fátima” e, por isso, o ofertório realizado reverterá para a Igreja Diocesana. Em 2007 o ofertório rendeu 20 174,19€.