Um livro para ajudar a construir uma Igreja em Viana do Castelo
“Um livro pastoral que aprofunda a comunidade paroquial” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Artur Coutinho, autor da obra “Famílias com Rosto”, apresentada recentemente no Museu Municipal de Viana do Castelo. O pároco de Nossa Senhora de Fátima, naquela cidade, adianta também que o livro fala “de pessoas que já morreram e deixaram sinais evidentes da sua passagem na comunidade”. Uma análise sociológica onde se pode ler “nas entrelinhas a evangelização e até a liturgia”.
Um caminho percorrido porque naquela “paróquia não há anónimos”. A obra, disse o autor, é o primeiro volume duma colectânea. E adianta alguns conteúdos do livro: “uma pessoa antes do 25 de Abril era muito religioso e após esta data filiou-se no PCP mas manteve a sua devoção popular”. Histórias paroquiais que mostram a vitalidade da paróquia de Nossa Senhora de Fátima. “Fomenta a coesão paroquial” – disse o Pe. Artur Coutinho.
Com edição da paróquia, a obra está à venda nas livrarias da cidade e tem cerca de 300 páginas. Os fundos revertem para a construção de uma Igreja nova na paróquia.