Faro: Conselho presbiteral exprime voto de pesar pela morte de antigo bispo do Algarve
O Conselho presbiteral da Diocese do Algarve exprimiu na reunião de 6 de Dezembro um “voto de pesar”, “em nome de todo o clero”, pelo falecimento do bispo emérito do Porto, D. Júlio Tavares Rebimbas.
O falecido prelado foi Bispo do Algarve entre os anos 1965 e 1972, tendo alguns padres algarvios sido por ele ordenados.
O comunicado, divulgado esta tarde por aquele órgão consultivo da Diocese do Algarve, explica que D. Manuel Quintas “propôs que se rezasse, no próximo dia 8 de Dezembro e no domingo seguinte (dia 12), em todas as Eucaristias, pelo descanso eterno do Senhor D. Júlio, agradecendo a Deus toda a sua missão de pastor exercida com infatigável sabedoria e dedicação”.
D. Júlio Tavares Rebimbas, que foi também auxiliar do Patriarca de Lisboa, primeiro prelado de Viana do Castelo e arcebispo-bispo do Porto, morreu na Segunda-feira, aos 88 anos de idade, na Casa de Saúde da Boavista (Porto).
A Catedral do Porto acolheu esta terça-feira, pelas 14h30, a celebração das suas exéquias.
No final da celebração o cortejo fúnebre rumou ao Bunheiro, Murtosa (Aveiro), terra natal do prelado, onde foi sepultado em jazigo de família.
Diocese do Algarve