Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário de Fátima foi transferida, na tarde de 13 de Julho, durante a Procissão do Santíssimo, para a Capela do Santíssimo Sacramento, na Igreja da Santíssima Trindade.
A nova Capela fica localizada no piso inferior da nova igreja do Santuário, na chamada Zona da Reconciliação.
É acessível pela escadaria ou pelas duas rampas laterais.
Ainda a título experimental, o Horário em que este novo espaço de oração se encontra aberto ao público, para adoração em silêncio, é: 7:30 às 22:30. Para grupos inscritos, a Adoração nocturna, continua a realizar-se na antiga Capela do Lausperene, situada ao fundo da colunata sul, do lado esquerdo de quem sai da Basílica, entre as 23:00 e as 7:00.
Adoração ao Santíssimo no Santuário de Fátima
O Anjo, nos diálogos com os Pastorinhos, convidou-os a oferecerem orações ao “Altíssimo”, em acto de reparação, e ensinou-lhes as conhecidas “Orações do Anjo”:
“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam."
"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, pevo-Vos a conversão dos pobres pecadores."
Nossa Senhora insistiu também no convite à oração em desagravo ao Senhor, apelo que Lúcia, Francisco e Jacinta levaram em prática durante as suas vidas.
No Santuário de Fátima, o Santíssimo Sacramento está exposto e é adorado desde 1 de Janeiro de 1960.
Inicialmente, começou por ser exposto na Capela do Hospital de Nossa Senhora do Carmo, na actual Casa de Nossa Senhora do Carmo.
Em 1964 a antiga Capela do Lausperene era situada no Albergue dos Doentes, actual Casa de Nossa Senhora das Dores. Esta Capela ainda existe, com o enorme vitral representativo do Milagre do Sol e com a pintura, na parede de fundo, a representar o triunfo do Imaculado Coração de Maria, duas obras do pintor italiano P. G. Lerário, dos frades conventuais.
Mais tarde, em 1987, foi inaugurada no Santuário a nova Capela da Adoração, que funcionou até ao passado dia 13 de Julho e que continua a acolher a adoração nocturna para grupos inscritos.
Localizada ao fundo da colunata sul, do lado esquerdo de quem sai da Basílica, esta Capela foi construída com as ofertas da associação austríaca “Cruzada de Reparação pelo Rosário para a Paz no Mundo” e a Primeira Pedra foi benzida pelo Papa João Paulo II na sua primeira visita ao Santuário de Fátima, a 13 de Maio de 1982. É obra do Arquitecto J. Carlos Loureiro e os dois vitrais da entrada são da autoria do pintor Orlando Sá Nogueira.
O ostensório, peça que expõe solenemente a hóstia consagrada, foi transferido para a nova Capela do Santíssimo Sacramento. É da autoria do escultor Zulmiro de Carvalho.
A adoração é assegurada pelas Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora das Dores de Fátima, congregação instituída pelo Padre Cónego Formigão precisamente em resposta aos pedidos de reparação feitos por Nossa Senhora e pelo Anjo aos Pastorinhos.
LeopolDina Simões, Sala de Imprensa