Fátima: Casa-Museu de Aljustrel celebra aniversário com entradas gratuitas
Projeto preserva e mostra há 25 anos o quotidiano social da época das Aparições
Fátima, 17 ago 2017 (Ecclesia) – A Casa-Museu de Aljustrel, que preserva o quotidiano social da época das Aparições de Fátima, vai celebrar no dia 19 de agosto 25 anos de existência com entradas gratuitas para os peregrinos e visitantes.
De acordo com informações avançadas pelo Santuário de Fátima, a data vai ser também assinalada com um programa de oração e a visita do reitor do recinto da Cova da Iria, o padre Carlos Cabecinhas.
A chegada daquele responsável está prevista para as 14h30, e depois de estar na Casa-Museu, dará início a um momento de oração nos Valinhos, “junto ao monumento que invoca a quarta aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos”.
A Casa-Museu de Aljustrel, “situada no centro da aldeia que viu nascer os três Pastorinhos de Fátima”, Francisco, Jacinta e Lúcia, retrata desde 1992 aspetos do quotidiano familiar da época das Aparições, ou seja, do início do século XX.
Visitantes e turistas podem encontrar naquele espaço desde instrumentos de trabalho a peças de mobiliário e roupas caraterísticas daquele tempo.
O Santuário de Fátima realça que a coleção “Mobiliário, Casa e Trabalho”, apresentada “na casa contígua à casa de Lúcia de Jesus, que outrora pertenceu à madrinha da vidente”, levam as pessoas a conhecer “o Portugal rural das primeiras décadas do século passado”, com apresentações que incluem o “ciclo das profissões”, o “ciclo do pão” e o “ciclo da casa”.
Segundo as estimativas do santuário, esta Casa-Museu já terá sido visitada por mais de 480 mil pessoas, 13620 mil dos quais em 2016.
“A maioria dos visitantes é portuguesa mas também se registam visitantes de todos os continentes”, com destaque para “visitantes de origem italiana, espanhola, polaca, alemã, mas também indiana, colombiana, peruana, sul coreana e até da Nova Zelândia”, adianta o Santuário de Fátima.
JCP
Fátima