Jornadas em Viana do Castelo em forma de "catequese de adultos"
Uma forma de “catequese de adultos” – a qualificação utilizada pelo Pe. Artur Coutinho, pároco de Nossa Senhora de Fátima, Viana do Castelo, a propósito das jornadas “Fé e Coesão Social”, a decorrer naquela cidade, de 15 a 17 deste mês. Durante os três dias, vários palestrantes falarão sobre “Dinamismo da paróquia na coesão social”; “Família hoje” e “Ecumenismo em espírito e verdade”. Em declarações à Agência ECCLESIA o pároco sublinha que são “perspectivas cristãs de ver os problemas reais da actualidade”.
Em relação à coesão social, o Pe. Artur Coutinho sublinha que se ela existisse “era muito bom” mas lamenta “a falta de comunhão existente no nosso país”. E exemplifica: “temos gente com nada para comer e outros com lautos banquetes”. Para o pároco, a fé é o “caminho” para a coesão social porque “cria um dinamismo próprio ao nível do aumento de qualidade de vida às pessoas”.
Esta iniciativa está integrada na festa dos 25 anos de paroquialidade do Pe. Artur Coutinho. Para além desta jornada será lançado também um livro “Fragmentos de 25 anos de um pároco”, de Sílvia Barreto e nos próximos meses de Maio e Junho haverá “uma missão popular”. E finaliza: “uma missão de rua”.