A 11ª Feira das Tradições e actividades Económicas de Pinhel, que terá lugar de 24 a 26 de Fevereiro de 2006, tem como tema “Símbolos e Manifestações da Religiosidade Concelhia”.
“O concelho de Pinhel orgulha-se nas suas tradições… As tradições de um povo que, desde sempre, viu na agricultura e na pastorícia a sua principal fonte de riqueza. O trabalho da terra foi-se aperfeiçoando, ao longo dos séculos, dando origem à certificação de produtos como o vinho, o azeite, os enchidos e o granito. Ainda hoje encontramos memórias dessas Artes e Ofícios que se foram perdendo no tempo…” explica a autarquia na nota em que apresenta mais uma edição da Feira das Tradições.
Desde 1996 que o município de Pinhel promove este certame, cada ano dedicado a um tema diferente, de maneira a reviver tradições antigas, reveladas pelos artesãos do concelho. A par disso é possível apreciar um vasto leque de produtos e serviços apresentados pelos agentes económicos da região e de outros pontos do país. “A Feira das Tradições e Actividades Económicas assume-se também como um espaço de conhecimento, lazer e diversão, traduzido na realização de colóquios, desfiles alegóricos, actividades radicais e, ainda, variadas propostas culturais que vão da música tradicional aos concertos com nomes sonantes da música nacional e estrangeira”, adianta o comunicado da Câmara de Pinhel.
De acordo com o regulamento “a 11ª Feira das Tradições e Actividades Económicas do concelho de Pinhel terá lugar no Campo de Futebol Astolfo Costa, na cidade de Pinhel”, e “podem participar neste certame artistas e artesãos, a título individual ou colectivo, ou em representação de Municípios, Associações Municipais ou Regiões de Turismo, Juntas de Freguesia, Cooperativas e Associações de Artesãos sem fins lucrativos”.
As inscrições estão a decorrer até 31 de Dezembro, estando a participação na Feira “condicionada a uma selecção prévia dos inscritos, tendo em conta as características das peças que se proponham expor e o espaço disponível, assim como a temática do evento em questão”. Aos expositores será confirmada, por escrito, a sua participação, até ao dia 13 de Janeiro de 2006.