Em Fátima, mais de 20 mil crianças fizeram-se peregrinas para “Fazer a Festa com Jesus”. Foi esse o tema da Peregrinação das Crianças a Fátima, este ano presidida por D. Manuel Pelino. O Bispo de Santarém, que é também o responsável pela Comissão Episcopal da Educação Cristã, falou às crianças, que via sentadas nas escadarias do Santuário, sobre o Domingo, esse dia de festa que é também a "grande escola da formação cristã". "Quando perdemos o domingo perdemos esta festa que está na origem da nossa alegria", disse.,
No dia 10 de Junho, o Santuário prepara-se de forma diferente, e especial, para receber os pequenos peregrinos. O Altar é colocado à frente da escadaria da Basílica, e voltado para a Basílica, permitindo às crianças, que se sentam em toda a escadaria, estarem voltadas para o centro da celebração, para o altar. Familiares e outros peregrinos da Cova da Iria ficam, neste dia, por trás do altar, ao longo do recinto. E foram muitos os que acompanharam as mais de 20 mil crianças, que se deslocaram em autocarros das respectivas paróquias. Os familiares, por sua vez, foram em transporte próprio, o que provocou grande congestionamento nas entradas para Fátima, durante a manhã.
Preparada com rigor, nas estruturas e na forma e também na forma de celebrar, esta peregrinação transformou-se, um ano mais, numa oportunidade de educar os mais novos na fé. A mensagem, que D. Manuel Pelino dirigiu, numa linguagem ao jeito das crianças, centrou-se nessa valorização do Domingo, nomeadamente da celebração dominical da Eucaristia. Depois, a participação dos mais pequenos ao longo da celebração fez-se de músicas, gestos e cores que prenderam a atenção e motivaram para a celebração. Por fim, a Peregrinação das Crianças a Fátima conclui-se sempre com a entrega de uma surpresa a todas as crianças. Este ano, Mons. Luciano Guerra, Reitor do Santuário, entregou mais 20 mil missais dominicais: mais uma forma de transmitir a mensagem da peregrinação, levando-a para as paróquias de cada uma das crianças peregrinas.