Formação: Curso de Missiologia prepara missionários «ad gentes»
Institutos querem «missão qualificada»
Fátima, 26 ago 2013 (Ecclesia) - Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) em Portugal promovem a partir de hoje um curso de Missiologia, que fornece bases teológicas aos futuros e atuais missionários.
O curso de Missiologia, a decorrer no seminário dos Missionários da Consolata, propõe aprofundamento bíblico, histórico, para além de bases espirituais e metodológicas que permitam a “qualificação missionária”, explicam os IMAG.
Com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias esta ação destina-se “sobretudo” a membros dos institutos religiosos, a sacerdotes diocesanos, missionários em férias, seminaristas e estudantes de teologia, que sejam candidatos ao laicado missionário para além de voluntários.
Esta formação pretende dar exemplos “concretos da práxis missionária atual” e preparar os missionários “para os desafios da inculturação e do diálogo com outras religiões” para além que querer “repensar a missão à luz do Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério”, assinala a organização.
Até 31 de agosto os cerca de 60 participantes vão estudar temas como: Espiritualidade missionária; Diálogo interreligioso e ecumenismo; A missão em Portugal e desde Portugal.
Para além de conferências e debates, do programa constam momentos de reflexão e oração, trabalho de grupo, plenários e testemunhos de missionários.
O curso é bienal e este ano corresponde ao 2º ciclo de estudos mas, segundo a organização, “a inscrição é arbitrária” porque o diploma só se obtém com a participação nos dois ciclos.
CB/LS
Missões Voluntariado missionário