Sim, há catequistas que optam por férias diferentes de muitas outras: são férias de formação específica. Tem sido impressionante constatar a grande afluência de catequistas, provenientes de todas as dioceses do país, no Curso Geral de Formação, realizado no Centro Catequético de Fátima, há já 26 anos a esta parte. É de salientar, também, a participação no Curso de alguns catequistas emigrantes, especialmente os residentes na Suíça.
As Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus realizam este Curso em estreita colaboração com os Secretariados Diocesanos da Catequese. Tendo em conta, especialmente, aqueles catequistas que não podem frequentar o Curso Geral nas suas dioceses, no decorrer do ano lectivo, realiza-se este Curso duma forma intensiva de 18 a 27 de Agosto. Os catequistas completá-lo-ão com a frequência de dois anos consecutivos.
O Curso Geral enquadra-se no Plano de Formação de catequistas publicado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã em 1997. Este Plano de Acção afirma: "A formação de todos os catequistas deverá processar-se em duas etapas: a formação inicial, ou de iniciação e a formação fundamental " (pág.73).
O Curso de Iniciação é, pois, a primeira etapa formativa dos Catequistas. O Curso Geral é a segunda etapa considerada formação fundamental e destina-se aos que tenham concluído o Curso de Iniciação e possuam alguma experiência de catequese.
O programa do Curso Geral proporciona aos catequistas a formação necessária para o desempenho adequado da sua importante missão na Igreja: compreende a formação bíblica e teológica, catequética, psicológica, pedagógica, espiritual e prática.
A avaliação do Curso poderá consistir num trabalho inter-disciplinar ou por cada disciplina ou ainda no habitual exame, segundo a opção do Catequista.
O Curso compreende, também, um ano de estágio, cuja orientação é assunto a tratar com os Secretariados da Catequese das várias Dioceses a que os catequistas pertencem.
O que considero mais importante na forma de realização deste Curso é o clima de amizade e de partilha que, progressivamente, se vai intensificando e favorece uma rica experiência eclesial entre pessoas de todo o país. Os convívios programados ajudam nesse sentido. Nove dias e nove noites debaixo do mesmo tecto e vividos com o mesmo ideal cristão, faz criar laços fraternos. Além das aulas e dos trabalhos práticos, são muito importantes os tempos celebrativos e litúrgicos que fazem parte integrante do programa do Curso e proporcionam uma profunda formação espiritual, deixando marcas positivas, testemunhadas pelos catequistas, na avaliação final dos trabalhos.
Em sintonia com a Igreja que"deve considerar como tarefa prioritária a formação de catequistas com uma fé profunda" (DGC 33), as Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus realizarão, neste ano de 2004, o vigésimo sexto Curso Geral, de 18 a 27 de Agosto próximo, no Centro Catequético de Fátima.
Irmã Raúla Margarida Neves (MRSCJ)
Curso de catequese arrancou em Montariol
Começou ontem, no Convento-Colégio de Montariol em Braga, o Curso Geral de Catequese. O encontro conta com a participação de 40 pessoas oriundas dos arciprestados de Barcelos, Guimarães, Braga, Póvoa de Varzim/Vila do Conde e Esposende.
O P. Delfim Fernandes, colaborador do Secretariado de Catequese e pároco de Esposende, referiu que «esta actividade destina-se a todos os catequistas que já realizaram o curso de iniciação, ou seja, têm mais de 16 anos de idade e, no mínimo, um ano de experiência no exercício da função».
O clérigo informou que se tratava de «um curso intensivo». «O que se pretende é, consoante as capacidades de cada um, formar catequistas para serem orientadores de futuros Cursos Gerais», adiantou o P. Delfim Fernandes.
Sobre o apoio dos párocos, o sacerdote afirma que «alguns dão pouca importância aos encontros; outros não recebem a informação. Por vezes, iniciamos os encontros sem saber com quantos catequistas podemos contar».
«Infelizmente, compareceu pouca gente», desabafou o sacerdote.
O sacerdote confidenciou ao Diário do Minho que «este ano arranca, em Esposende, o Curso Geral de Catequistas inserido na Escola de Formação de Leigos».
O evento deste ano enfatiza os aspectos pedagógicos da sessão de catequese (noutro encontro aprofunda-se a dimensão psicológica).
Os temas abordados esta semana serão os seguintes: “O lugar da Catequese na Missão da Igreja”; “A catequese nas primeiras comunidades cristãs”; “O perfil do catequista”; “Os sacramentos da Igreja”; “A pedagogia divina”; “Os sacramentos da iniciação cristã”; “O acto catequético – metodologia”; “A espiritualidade do catequista”; “Itinerário catequético”; “Fonte da catequese”; “Escatologia – o fim dos tempos”; “Catequese e Família”; “Lugar, meta e âmbito da catequese”; “Material didáctico em catequese”; “Vocação e vocações na Igreja”.
No fim do encontro realiza-se uma síntese geral dos temas doutrinais e pedagógicos tratados.
O programa do encontro está organizado da seguinte forma: 8h30 – Pequeno-Almoço; 9h00 – Oração da manhã; 9h30 – Tema; 13h00 – Almoço; 14h30 – Tema; 18h30 – Preparação da Eucaristia; 19h00 – Eucaristia; 20h00 – Jantar.
«À noite daremos prioridade ao convívio e aos momentos de oração. Estão previstas noites de lazer, oração mariana, veladas de oração e tempos livres», informou o P. Delfim Fernandes.
É pena que nem toda a gente possa ou queira pernoitar no local do encontro. Não sabe o que perde», desabafou o responsável.