Acontece em cada ano: reunir em Fátima missionárias, missionários, leigos voluntários e todos os amigos da missão comboniana. Este ano, “Com Comboni, profetas para a missão” foi o lema da Peregrinação Nacional, feira de celebrações litúrgicas (com envio de missionários) e festa da missão, na tarde do último Domingo, 25 de Julho..
O Irmão Óscar Cunha é um dos missionários que se prepara para partir. Após 9 anos de missão, esteve 6 em Portugal, no trabalho da formação de futuros missionários. Agora, parte para a Zâmbia. Não sabe quem vai encontrar, apenas quem quer ajudar. “Sinto-me com forças para enfrentar uma nova temporada na missão”, garante à reportagem da ECCLESIA entre saudações dos que, por cá, não esquecem quem está na frente da missão. “Levo o sentido grande da fraternidade; sinto que, na missão, estamos com Deus e também com muita gente que nos apoia e que está ao nosso lado”.
Quem chega, para períodos de descanso, procura “o interesse e o calor” dos muitos amigos da missão. A Irmã Maria Rosário Marinho confirma-o. Está no Sudão, onde dirige uma maternidade, a única instituição católica em Cartum. O seu trabalho valeu-lhe a atribuição do prémio Pró-Família 2004. Mas ainda não está satisfeita: “vou dois anos aprender árabe. Não saber a língua é muito frustrante”. Diante dos sucessivos conflitos, não tem muitas esperanças de ver a paz acontecer no Sudão. Primeiro no Norte, agora a Sul, repetem-se conflitos étnico-religiosos. No seu trabalho, atende os refugiados do Sul e as mulheres do Norte.
Amizade, oração, animação missionária e ajudas económicas são as 4 formas de apoiar a missão comboniana. Delas, o Pe. Jeremias Martins valoriza a amizade: Todos precisamos de ter amigos e sabe que, ao partir, não partimos sozinhos. Sentimos que temos uma família, esta família concreta que vive e o espírito comboniano”, refere.
Na Peregrinação dos combonianos a Fátima, foi esse espírito comboniano que se solidificou entre todos os peregrinos. Ajudou a representação teatral da vida de Daniel Comboni; valeu ainda o impulso que a canonização de Daniel Comboni deixou em toda a Igreja ao ser canonizado, em Outubro último.