Nacional

Funchal: Rainha da Suécia inaugurou lar do Hospício Princesa D. Maria Amélia

Agência Ecclesia
...

D. António Carrilho abençoou as novas instalações, preparadas para 40 idosos

Funchal, Madeira, 03 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo do Funchal abençoou esta terça-feira um novo edifício do Lar do Hospício Princesa D. Maria Amélia destinado a acolher idosos que foi inaugurado pela monarca da Suécia, a rainha Sílvia.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de informação da Diocese do Funchal explica que desde a construção do hospício, em meados do século XIX, que a Suécia “garante a subsistência e manutenção” da instituição fundada em homenagem à princesa D. Amélia, filha da imperatriz D. Maria Amélia, que morreu vítima da tuberculose, em 1852, na Madeira.

Atualmente o Hospício Princesa D. Maria Amélia mantém várias valências de apoio à população madeirense, desde as crianças com creche/infantário e orfanato, passando pela idade escolar até pessoas da terceira idade, a quem se destina o novo lar que tem capacidade para 40 utentes.

“Um dos dramas das sociedades modernas é o abandono da velhice, porque essas sociedades têm muita dificuldade em enquadrar os idosos na chamada sociedade de consumo, em que o ter e o produzir valem muito mais que o ser”, observou por sua vez o presidente do concelho de administração da Fundação Dona Maria Amélia, o padre José Augusto Alves.

“O desejo de cuidar daqueles que sempre cuidaram de nós é uma força universal que nos une como pessoas. É com alegria e orgulho que, tanto Sua Majestade, o rei, como eu, continuamos a apoiar esta fundação”, afirmou a rainha Sílvia da Suécia, num discurso em português, divulga o Diário de Notícias da Madeira.

A Diocese do Funchal informa que, desde o início, a obra de ação social tem o apoio da Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, também conhecidas por irmãs Vicentinas.

CB/OC



Diocese do Funchal