Garfe: a aldeia dos Presépios
A paróquia de Garfe, Póvoa de Lanhoso, volta a realizar, este ano, a iniciativa “Aldeia dos Presépios”, com a construção de 15 presépios de grande envergadura, distribuídos por todos os lugares da freguesia e construídos pelos habitantes de cada um desses lugares de forma original, sempre com novidades conceptuais.
Este é o nono ano que a localidade se apresenta «vestida» de presépios.
«Ninguém imaginava, no Natal de 2002, as proporções que a iniciativa então tomada, de construir vários presépios, ao ar livre, por toda a freguesia de Garfe, havia de tomar ao longo destes nove anos», assinala o pároco, padre Luís Peixoto Fernandes, na última edição do “Jornal de Garfe”.
O sacerdote, que dirige aquela publicação mensal, lembra que a iniciativa teve como primeiro propósito «que as pessoas de cada lugar pudessem viver o Natal como tempo de paz, alegria e fraternidade».
«Hoje, a aldeia de Garfe é conhecida em todo o país e mesmo no estrangeiro, como “Aldeia dos Presépios”», salienta o padre Luís Fernandes, elogiando e agradecendo a perseverança de todos os que continuam este trabalho.
O pároco refere que, este ano, aos 15 presépios criados nos lugares habituais junta-se um novo, na sede do Rancho Folclórico de Garfe.
A inauguração da Aldeia Natal terá lugar no dia 12 do corrente mês, às 14h30, com uma visita guiada a todos eles. Nesse domingo, às 11h00, a missa paroquial tem honras de transmissão televisiva, pela TVI. Os presépios mantêm-se desde esse dia patentes ao público, 24 horas por dia, até ao dia 09 de Janeiro de 2011.
Diocese de Braga Natal Presépios