Grécia: GNR ajuda a resgatar 58 migrantes e refugiados ao largo da ilha de Chios
No grupo, que procurava chegar de barco à Europa, vinham 11 mulheres e oito crianças
Lisboa, 18 ago 2016 (Ecclesia) – 58 migrantes e refugiados, entre os quais 11 mulheres e oito crianças, foram esta quinta-feira resgatados ao largo da ilha grega de Chios, com o apoio de militares da Unidade de Controlo Costeiro, da Guarda Nacional Republicana.
De acordo com um comunicado da GNR, enviado hoje à Agência ECCLESIA, as pessoas “faziam-se transportar em duas embarcações semirrígidas” e procuravam “atravessar o mar Egeu entre a Turquia e a ilha de Chios, na Grécia, com o objetivo de alcançar território europeu”.
“As pessoas resgatadas não apresentavam ferimentos, tendo sido entregues às autoridades locais em segurança”, relata a mesma fonte.
Desde o início de abril, 32 militares da GNR integram a missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).
“O principal objetivo desta operação é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar”, explica aquela força de segurança portuguesa.
A GNR adianta ainda que, desde o início destes trabalhos, em território grego, já foram resgatados 577 migrantes e refugiados.
JCP
Migrações Refugiados