Em cada semana do 2º trimestre deste ano, 82,2% da população contactou com o meio Rádio, segundo o indicador “Reach Semanal” (*) do estudo Bareme Rádio da Marktest. Por outro lado, o tempo médio de escuta de rádio cresceu, neste trimestre, de 3 horas e 16 minutos para 3 horas e 25 minutos.
O Grupo Renascença mantém firme a liderança das Audiências de Rádio, conquistando a preferência da maioria dos ouvintes em todas as regiões Marktest e em todas as classes sociais.
As duas rádios nacionais do Grupo Renascença - RFM e Rádio Renascença - lideram as audiências em Lisboa e no Porto, bem como nas restantes regiões Marktest, respectivamente na 1ª e 2ª posições.
Em termos de grupos etários, a RFM é a líder nacional entre os ouvintes dos 18 aos 44 anos, e a Rádio Renascença entre os ouvintes com mais de 45 anos, sendo a segunda mais escutada pelos ouvintes dos 35 aos 44 anos.
A RFM é também a rádio mais ouvida pelos Quadros Médios e Superiores.
O terceiro canal do Grupo Renascença, a MEGA FM, presente em Lisboa, Porto e Coimbra, é escutada habitualmente por mais de 135.000 ouvintes, maioritariamente Estudantes (36,6%) e Quadros Médios e Superiores (15,2%), sobretudo das Classes A/B e C1.
Estes são os dados divulgados pela Marktest, no estudo Bareme Rádio, o único reconhecido pela CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios – como estudo de referência das audiências de rádio em Portugal.
(*) REACH SEMANAL: Número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação de rádio, no período de uma semana (7 dias), independentemente do tempo dispendido.