Este Domingo, 26 de Outubro, a Diocese da Guarda volta a estar em festa, com a instituição de dois Leitores e dois Acólitos.
A cerimónia terá lugar na Sé da Guarda, na Missa das 18.30 horas, que será presidida pelo Bispo da Diocese, D. Manuel Felício.
No Ministério de Leitor serão instituídos João Marçalo, natural de Colmeal da Torre, concelho de Belmonte, e Rafael Neves, natural de Vale de Estrela, concelho da Guarda, ambos alunos do Seminário da Guarda, a frequentar o 6ºano no Instituto Superior de Teologia. No Ministério de Acólito serão instituídos Celso Rocha, natural do Barco, concelho da Covilhã, e que está a fazer estágio em Celorico da Beira e, Luís Freire, de Cantar Galo, concelho da Covilhã, aluno do Seminário da Guarda, a frequentar o 5º ano do Instituto Superior de Teologia.
Para o Reitor do Seminário da Guarda, padre Joaquim Pinheiro, “a instituição faz parte do caminho normal que os alunos do Seminário vão seguindo, na medida em que se aproximam do fim dos estudos”. Apesar de não haver ordenações, Joaquim Pinheiro garante que “será um dia de festa para o Seminário da Guarda e para toda a Diocese, que também iremos assinalar com um jantar de confraternização”.
Em relação ao futuro, O Reitor do Seminário da Guarda adiantou ao Jornal A Guarda que “provavelmente, no dia 8 de Dezembro, haverá a ordenação de um padre e de um diácono”.
No ano em curso, o Seminário da Guarda é frequentado por 20 alunos.