“Escritos Espirituais – 1927-1938 – Revisitados” e “Comentários aos evangelhos dominicais de S. Lucas” são os dois livros sobre D. João de Oliveira Matos, recentemente apresentados.
O primeiro, da autoria de Alfredo Pinheiro Neves, é a ampliação da primeira edição do mesmo livro e pretende dar a conhecer a doutrina do fundador da Liga dos Servos de Jesus. Dividido em 26 capítulos, procura apresentar as fontes da espiritualidade daquele que foi Bispo Auxiliar da Guarda. No final da obra aparecem os documentos que dão suporte jurídico à Liga dos Servos de Jesus, as várias Constituições, ao longo dos vários anos. O autor retrata o perfil espiritual do Bispo Fundador da Liga dos Servos de Jesus, apresentando um caminho prático e concreto para a santidade.
O segundo livro apresenta as reflexões que o Bispo D. João de Oliveira Matos publicou ao longo dos anos, no Jornal Amigo da Verdade, comentando o Evangelho de S. Lucas.
No tocante à Causa de Beatificação e Canonização de D. João de Oliveira Matos, recorde-se que, no início do mês de Setembro, foi entregue, pelo Postulador Monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso, na Congregação das Causas dos santos, em Roma, a chamada ‘Positio super virtutibus’. A ‘Positio’ consta do ‘Summarium’, ou seja, dos depoimentos das testemunhas sobre D. João de Oliveira Matos e da ‘Informatio’ que relata as graças vividas em grau heróico.
O material deverá ser analisado por uma Comissão, formada por teólogos, bispos e cardeais. Caso o parecer da Comissão seja favorável, D. João de Oliveira Matos será declarado Venerável. Segue-se o reconhecimento de um milagre e a Beatificação.