No próximo sábado, dia 7 de Fevereiro, vai decorrer na Guarda, no Centro Apostólico, a IV Jornada da Pastoral Familiar da Diocese da Guarda. Os trabalhos, que farão uma reflexão sobre o amor familiar e o desafio à esperança, contido em cada família, serão orientados pelo Professor Juan Ambrósio, da Universidade Católica Portuguesa.
“Preocupa-nos a maneira como o mundo de hoje olha a família: a desvalorização do contrato nupcial, o individualismo e subjectivismo, a absolutização do “romântico/erótico”, o não assumir com responsabilidade os deveres familiares, a infidelidade como algo banal, a violação dos direitos dos mais débeis, a concentração abusiva no material e no económico, o esquecimento da memória familiar, a perda do sentido do religioso e da abertura ao transcendente e algumas outras situações que nos lançam verdadeiros desafios”adiantou o Padre Joaquim António, responsável pelo Secretariado da pastoral familiar, ao Jornal “A Guarda”. E acrescentou: “as famílias cristãs sabem que trazem em si, e no amor familiar, uma semente de esperança para as famílias do nosso tempo e para o mundo e a sociedade”.
Recorde-se que o Secretariado da Pastoral Familiar tem promovido, nos últimos anos, um dia de reflexão sobre a família e as suas problemáticas actuais.
O programa da Jornada é o seguinte: 9.30 horas – Acolhimento; 10.00 horas – Oração da manhã; 10.30 horas – Tema: “Atingidos pelo Amor – o desafio da esperança em contexto familiar”; 12.00 horas – Intervalo seguido de diálogo com o conferente; 13.00 horas – almoço; 14.30 horas – Painel com os vários movimentos ligados à família na Diocese da Guarda; 16.00 horas – Eucaristia, presidida por D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, e encerramento.