“Fazer o levantamento de quantos são, quem são e onde estão os cristãos missionários que têm a sua naturalidade nas paróquias da Diocese da Guarda” é o desafio que o Secretariado Diocesano das Missões está a fazer aos párocos.
Na semana em que se assinala o Dia Mundial das Missões (19 de Outubro), o Director do Secretariado Diocesano, padre Ângelo Martins, lembra que este levantamento deve ser feito, por todos os párocos, “até ao final do mês de Novembro”.
Em carta enviada aos padres da Diocese, Ângelo Martins refere que “na nossa diocese deve ser feito um levantamento de missionários e missionárias que têm cá a sua origem e que estão a servir outras dioceses ou que pertencem a alguma congregação ou instituto religioso”. No mesmo documento, o Director do Secretariado adianta que “o Guard’África (voluntariado missionário da diocese) está a formar o grupo de voluntários para o ano 2009 que queiram partir para Angola” e que a formação tem lugar durante o mês de Outubro.
A carta lembra, também, que “o peditório para as Obras Missionárias Pontifícias deve ser feito, no dia 19 de Outubro, e entregue na Câmara Eclesiástica da Guarda”.