Igreja: Bispo de Angra saúda novo coadjutor da diocese da «ultraperiferia da Europa»
Bispo do Porto, onde D. João Lavrador colaborava até agora, recorda a «entrega alegre, serena e feliz à missão».
Lisboa, 29 set 2015 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. António Braga, deseja “fecundo apostolado episcopal” a D. João Lavrador, hoje nomeado pelo Papa coadjutor da diocese que é a “ultraperiferia da Europa e o ponto de encontro com as Américas”.
“Dando Graças a Deus, quero exprimir publicamente o meu reconhecimento a D. João dando-lhe as boas vindas e desejando-lhe fecundo apostolado episcopal nestas ilhas que são a ultraperiferia da Europa e o ponto de encontro com as Américas”, escreveu D. António Braga
Na “Mensagem do Bispo de Angra por ocasião da nomeação de D. João Lavrador, Bispo Coadjutor de Angra”, D. António Braga adianta que o novo coadjutor vai ter a oportunidade de conhecer as nove ilhas do arquipélago acompanhando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
“A Diocese de Angra vai ter um momento especial de Graça, em janeiro e fevereiro próximos, quando a imagem de Nossa Senhora de Fátima peregrinar pelas nove ilhas dos Açores, esperamos que D. João possa ter o primeiro contacto sistemático com a Diocese, acompanhando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora pelas ilhas”, refere.
Para D. António Francisco, bispo do Porto onde D. João Lavrador era auxiliar desde 2008, fica na diocese a memória de uma “entrega alegre, serena e feliz à missão”.
“Sabemos bem como foi importante para toda a diocese, para as comunidades paroquiais, para os movimentos apostólicos, para os serviços pastorais e para os secretariados diocesanos a sua presença no Porto, a sua palavra evangelizadora, o seu conselho prudente e o seu trabalho incansável”, lembra D. António Francisco.
Numa “Mensagem de gratidão a D. João Lavrador”, o bispo do Porto valoriza a “disponibilidade diante da nova missão” e “a comunhão com o Sucessor de Pedro, o Papa Francisco” do agora nomeado bispo coadjutor de Angra.
“A Igreja do Porto acompanhará o senhor D. João com alegria, a Alegria do Evangelho, nossa missão; com amizade, a amizade que dele sempre recebeu; com gratidão, a gratidão que todos lhe devemos. A Igreja do Porto sentir-se-á, a partir de agora, mais unida na comunhão da oração e do afeto espiritual à Igreja dos Açores”.
D. João Lavrador foi hoje nomeado bispo coadjutor de Angra do Heroísmo, onde iniciará o trabalho episcopal no dia 29 de novembro de 2015
PR
Diocese de Angra