Igreja: Conferência Episcopal Portuguesa tem nova sede
Serviços nacionais instalam-se na Quinta do Bom Pastor, em Lisboa
Lisboa, 01 ago 2017 (Ecclesia) - A Conferência Episcopal Portuguesa e os serviços nacionais da Igreja Católica em Portugal - Comissões Episcopais e secretariados dos vários setores da pastoral - têm uma nova sede, a partir de hoje, na Quinta do Bom Pastor, em Lisboa.
A transferência oficial das instalações, até agora num edifício anexo ao Seminário dos Olivais, acontece no dia em que se assinala o 40.º aniversário da morte do cardeal-patriarca de Lisboa D. Manuel Gonçalves Cerejeira, precisamente na Casa do Bom Pastor, referiu à Agência ECCLESIA o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa.
O cardeal Cerejeira foi patriarca de Lisboa entre novembro de 1929, por nomeação do Papa Pio XI, e maio de 1971, quando Paulo VI aceitou a sua renúncia, tendo-lhe sucedido D. António Ribeiro.
D. Manuel Gonçalves Cerejeira faleceu a 1 de agosto de 1977, na Casa do Bom Pastor, tendo ficado sepultado no panteão privativo dos Patriarcas, no Mosteiro de São Vicente de Fora.
A Quinta do Bom Pastor tem dois edifícios, o palacete, onde passam funcionar os serviços da Conferência Episcopal, e as casas que serviam para cursos e retiros que, após obras de requalificação e a necessária adaptação, foram transformadas nas instalações da Rádio Renascença.
Localizada na freguesia de Benfica, em Lisboa, a sede da Conferência Episcopal Portuguesa abre portas após a segunda fase da intervenção na quinta.
As obras de reabilitação começaram, simbolicamente, a 13 de maio de 2016, na presença do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, e dos outros bispos portugueses.
O presidente da CEP disse então que quanto mais próximos estiverem os serviços da Igreja Católica em Portugal “mais se potenciam” reciprocamente.
“Todos os setores da ação da Igreja, a Palavra, a catequese, a pregação, o sacramento, a liturgia, a vida das comunidades, a projeção social, é tudo comunicação”, referiu então D. Manuel Clemente aos jornalistas.
A CEP é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século XX, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos.
Entre os serviços acolhidos na nova sede conta-se o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, proprietário da ECCLESIA, que produz e distribui informação em diferentes plataformas: internet (portal de informação agencia.ecclesia.pt e redes sociais), imprensa (semanário digital Ecclesia), rádio (Programa Ecclesia na Antena 1) e televisão (Programas Ecclesia e 70x7 na RTP2).
PR/OC
Comunicações Sociais