Está constituído o departamento que fará o levantamento do que existe e organizará uma jornadas em 2010
A Pastoral do Turismo e das Peregrinações ganha um “novo impulso” na Pastoral da Igreja Portuguesa. “Esta área nunca tinha sido estruturada” – disse à Agência ECCLESIA Frei Francisco Sales, Director da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM).
O departamento da Pastoral do Turismo e das Peregrinações está dependente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana tem a chefiá-lo D. Manuel Quintas, bispo do Algarve. Para além deste membro da Comissão Episcopal fazem parte da equipa o Pe. Sezinando Alberto, Pároco de Cristo-Rei, (Almada), Pe. Carlos Godinho, pároco do Luso (Coimbra), Frei Francisco Sales e Albino Frazão.
A primeira reunião deste departamento realizou-se no passado dia 10 deste mês, em Fátima, para “começarmos a definir as linhas programáticas”. A primeira etapa passa pelo “perceber o que existe nesta área” – disse. Depois de feito o levantamento, o departamento irá apostar nesta área da pastoral. Neste processo de caminhada “iremos elaborar um documento” que terá a sua base no documento do Conselho Pontifício que tutela esta área.
A grande novidade é a aposta na Pastoral das Termas. “Em algumas épocas do ano estes locais são muito frequentados”– referiu o Director da OCPM. E acrescenta: “Portugal não acordou agora, mas tivemos outras situações que relegaram o turismo para segundo plano”.
Apesar de estar a dar os primeiros passos, este departamento pensa organizar umas jornadas da Pastoral do Turismo para o ano de 2010. “Primeiro fazemos um trabalho de base”. E conclui: “juntamente com o padre do Luso iremos fazer um levantamento dos padres que trabalham nas terras que tenham termas”