Nacional

Igreja: Diocese de Viana do Castelo vive 40.º aniversário de criação com ano jubilar

Agência Ecclesia
...
Diocese de Viana do Castelo
Diocese de Viana do Castelo

Semana da Diocese termina com ordenações a 5 de novembro

Viana do Castelo, 20 out 2017 (Ecclesia) – A Semana da Diocese de Viana do Castelo 2017 centra-se nos 40 anos da fundação desta Igreja local e no dia 3 de novembro começam a viver um Ano Jubilar com a abertura da Porta Santa na Sé.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado de Comunicação Social de Viana do Castelo destaca que o bispo diocesano convida todos os fiéis a viver o Ano Jubilar em espírito de gratidão no lema ‘Somos Igreja que Agradece’.

“Dar graças ao Senhor nosso Deus é (…) o que primeiramente somos convidados a fazer na celebração dos quarenta anos da fundação da Diocese”, escreve D. Anacleto Oliveira.

Neste contexto, na Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Agradece’ destaca os Beatos Papa Paulo VI e frei D. Bartolomeu dos Mártires, (1514 -1590), arcebispo de Braga que foi responsável pelo território que hoje compreende as dioceses de Viana do Castelo, Bragança-Miranda e Vila Real.

“O primeiro por ter criado a Diocese. O segundo, porque para isso a preparou, talvez mais do que ninguém”, acrescenta o bispo de Viana do Castelo

A abertura da Semana da Diocese realiza-se na igreja de São Domingos, junto do túmulo do Beato Bartolomeu dos Mártires, com uma Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, no dias 29 de outubro às 10h30.

O Ano Jubilar da Diocese de Viana do Castelo começa oficialmente com a abertura da Porta Santa da Gratidão na Eucaristia de 3 de novembro, às 10h00, na Sé; Após a Missa realiza-se uma Assembleia Diocesana do Clero onde o padre José da Silva Lima vai refletir a Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Agradece’.

No dia seguinte, decorre a sessão de abertura de aulas no Instituto Católico de Viana do Castelo, às 11h00.

A Semana da diocese do Alto Minho vai terminar com a ordenação presbiteral de Rogério Rodrigues, e de dois diáconos, em ordem ao sacerdócio, o João Martinho Amorim e Luís Martins, às 15h30 de 5 de novembro, na Sé.

De recordar que no dia 03 de novembro de 1977, Paulo VI erigiu canonicamente a Diocese de Viana do Castelo, no território que constituiu o Distrito de Viana, separando-a da Arquidiocese de Braga, pela Constituição Apostólica ‘Ad aptiorem populi Dei’.

O comunicado contextualiza que o Ano Jubilar vai terminar a 4 de novembro de 2018.

As comemorações dos 40 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo vão ser vividas com diversas iniciativas e destaca-se a transladação dos restos mortais do primeiro bispo da Diocese, D. Júlio Tavares Rebimbas, a 7 de janeiro, “no mesmo dia litúrgico da sua entrada na diocese” e da solenidade da Epifania do Senhor.

Na Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Agradece’, publicada a 23 de setembro, D. Anacleto Oliveira propõe o “tema da evangelização”, tendo por base “São Teotónio”, “padroeiro secundário da diocese”, para o ano 2018-2019 e a temática do “acolhimento” e na figura de Maria, em 2019-2020.

“Temos que ser uma Igreja mais acolhedora. Para isso teremos, como maternal guia e protetora, aquela que, como Mãe de Jesus, o Filho de Deus, e Mãe da Igreja, a todos acolhe”, conclui o responsável católico.

CB



Diocese de Viana