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Igreja: discurso e acontecimento nos media

Paulo Rocha
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«Eu não posso ser ocasião para os jornalistas se fazerem ouvir», alerta D. José Policarpo no Dia Mundial das Comunicações Sociais, comentando também o envolvimento da Igreja nas ferramentas digitais da comunicação

A presença da Igreja na comunicação social tem de acontecer mediante uma mensagem a transmitir e pela capacidade de gerar acontecimentos mediáticos.
Em entrevista ao Programa “8º Diaâ€, da TVI, o Patriarca de Lisboa referiu-se à “evolução enorme que este sector teveâ€, nomeadamente a nível tecnológico, e ao tempo de adaptação ao que considerou ser uma “mudança rápida demaisâ€. Mas com resultados positivos.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais que este Domingo se assinala é, para o Patriarca de Lisboa, prova disso: porque dinamizado com uma Mensagem em sintonia com as novas realidades de comunicação e com factos que lhes correspondem, como são os perfis nas redes sociais (myspace e youtube, nomeadamente) criados pelo Vaticano.
Para D. José Policarpo, o Papa ofereceu à Igreja um exemplo concreto do que deve ser a atitude diante desta “página inovadoraâ€: “escreveu e criou uma nova plataforma informática para a evangelização dos jovensâ€.
Como neste caso, a presença da Igreja Católica na sociedade mediática “tem de ser acontecimento, não pode ser só discursoâ€. E é “com agrado†que D. José Policarpo observa a crescente modernização tecnológica e correspondente formação dos recursos humanos “para uma presença evangelizadora nos grandes meios informáticos, nesta explosão que foi a comunicaçãoâ€.
Em declarações ao Programa “8º Diaâ€, D. José Policarpo defender, no entanto, que “os meios não fazem a comunicação. O que faz a comunicação é a mensagem humana, o desejo da pessoa humana ter algo a dizer ao seu semelhanteâ€.“No dia em que não formos mensagem e nos servirmos destes meios só para nos fazermos ouvir, não haverá comunicaçãoâ€, alertou.  

Relação Igreja/Meios de Comunicação Social
“Eu não posso ser ocasião para os jornalistas se fazerem ouvir. Os jornalistas têm de ser uma ocasião para a sociedade me ouvir, num diálogo†– defendeu D. José Policarpo quando questionado sobre as relações entre a Igreja e a Comunicação Social.
“Custa-me que certos meios de comunicação social, certos agentes de comunicação social, quando se abeiram de nós, personalidades que eles querem ouvir, abeiram-se de nós para dizermos o que eles já decidiram que a gente queria dizerâ€. E “aceitam mal que isso não aconteçaâ€.
“Isso não pode serâ€, denunciou o Patriarca de Lisboa, recordando ocasiões em que a falta de objectividade provocou “mágoasâ€.
"Uma problemática enquadrada num contexto social mais vasto, que é uma “tendência da sociedade enquanto tal e a comunicação participa dessa tendência enquanto voz da sociedadeâ€.E que consiste em “tentar que Igreja seja o que eles querem, que mude ao ritmo da sociedade, ao ritmo das exigências da própria evolução socialâ€. Diante desta realidade, D. José Policarpo refere que “a igreja não se recusa à mudança mas não é esse o seu critério de mudançaâ€.
No Dia Mundial das Comunicações Sociais, e falando no final da Eucaristia transmitida pela TVI da paróquia de S. Vicente de Paulo, no Bairro da Serafina, em Lisboa, que completava 50 anos de fundação, o Patriarca de Lisboa sublinhou que este dia, Mundial das Comunicações Sociais, é ocasião para “ver as coisas pela positiva, pela missão indispensável dos meios de comunicação social na sociedade contemporâneaâ€.
No relacionamento da Igreja com os meios de comunicação social, D. José Policarpo refere que “o balanço é positivoâ€. “Não há conflito, há compreensão mútua, há dialécticaâ€, finaliza.

Novos Portais
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é determinado pela Mensagem que o Papa dirige à Igreja Católica em todo o mundo para esse dia. Este ano, "Novas Tecnologias, novas relações" é o tema proposto por Bento XVI. Ele foi apresentado à comunicação social pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais no conjunto de iniciativas que marcam, em Portugal, a celebração desta Jornada.. Nomeadamente a apresentação de novas páginas da internet para o portal de informação, da Agência Ecclesia, e da Conferência Episcopal Portuguesa. Para além da nova apresentação, são novas as ferramentas de colocação dos conteúdos publicados em diferentes plataformas, nomeadamente as redes sociais.
O portal de informação surge agora em parceria com uma ferramenta de criação de: www.catolicanet.eu. Este portal, gerido e desenvolvido pela Terra das Ideias, permite criar páginas de forma rápida e fácil e possibilida a partilha de conteúdos, notícias nomeadamente, entre a Agência Ecclesia e cada um da das páginas que se criem com esta ferramenta.
A nível local, diocesano e paroquial, são diversas as iniciativas que podem assinalar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, onde os peditórios das Eucaristias revertem para os projectos nacionais e diocesanosda Igreja Católica no âmbito das comunicações sociais.



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