Nacional

Igreja: Porta-voz da Conferência Episcopal evoca «grande testemunho» de D. António Francisco dos Santos

Agência Ecclesia
...

Lisboa, 11 set 2017 (Ecclesia) – O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, manifestou hoje “profunda tristeza e consternação” pela morte de D. António Francisco Santos, bispo do Porto,

“D. António Francisco foi um grande testemunho para a Diocese do Porto”, disse à Agência ECCLESIA, confessando “mágoa e sofrimento” perante a notícia.

Para o porta-voz da CEP, o bispo do Porto, falecido esta manhã aos 69 anos, tinha uma “forma humilde e competente” de estar.

Já numa nota enviada à imprensa, o padre Manuel Barbosa elogia "o seu grande testemunho de Homem e Pastor simples e humilde, cheio de sabedoria e próximo das pessoas, intensamente dedicado aos seus diocesanos e sempre disponível para servir a Igreja em Portugal".

O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. António Francisco dos Santos ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

PR/LFS



Conferência Episcopal Portuguesa Diocese do Porto D. António Francisco dos Santos (1948-2017)