Nacional

Igreja: Responsável pelos processos de canonização dos pastorinhos sublinha mudança na reflexão sobre Fátima

Agência Ecclesia
...

Irmã Ângela Coelho orientou reflexão no encontro de Advento da Conferência Episcopal Portuguesa

Lisboa, 14 dez 2016 (Ecclesia) - A irmã Ângela Coelho, que acompanha os processos de canonização dos Pastorinhos, disse hoje em Lisboa que a reflexão teológica sobre Fátima “tem mudado muito nos últimos anos”.

A religiosa do Instituto Aliança de Santa Maria orientou a reflexão do encontro de Advento dos serviços da Conferência Episcopal Portuguesa, na preparação para o Natal, que decorreu no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

Para a irmã Ângela Coelho, assiste-se nos últimos anos a uma mudança de perspetiva “no olhar para o acontecimento”, a mensagem de Fátima, deixando de apresentar as aparições como “um conjunto de devoções”.

A abordagem de unidade parte do conceito de um “testemunho místico-profético”, no qual se procura dar a compreender Fátima como “um acontecimento que reflete a Trindade que ama” e proporciona uma “experiência de Deus”.

Para a religiosa, a partir de 1917 tem sido feita na Cova da Iria uma “leitura da história a partir da intimidade com Deus”.

A postuladora da causa de canonização dos Beatos Jacinta e Francisco Marto e vice-postuladora da causa d Irmã Lúcia sublinhou que a dimensão profética de Fátima não é “adivinhar o futuro”.

Nesse sentido, citou o Papa emérito Bento XVI, que falava de Fátima como “escola de fé com a Virgem Maria por mestra”.

O encontro de Advento dos serviços da CEP concluiu-se com a celebração da Missa, presidida pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

OC



Conferência Episcopal Portuguesa