Igreja/Cultura: Eduardo Lourenço e José Tolentino Mendonça inauguram ciclo «EspÃrito da Arte/Arte do EspÃrito»

Iniciativa lança debate sobre «poética da espiritualidade religiosa»
Lisboa, 05 nov 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva promovem o ciclo ‘Espírito da Arte/Arte do Espírito’ que é inaugurado hoje por Eduardo Lourenço e José Tolentino Mendonça, às 18h00, em Lisboa.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) informa que a sessão desta quinta-feira “é a primeira de um conjunto polarizadas” por duas figuras relevantes de “cada arte”.
“Uma mais reputada como criador, outra mais notória como intérprete performativo ou/e crítico”, explica o organismo integrado na Conferência Episcopal Portuguesa.
“Esta reflexão dialogante procura testemunhar ou questionar e discutir as fronteiras porosas entre uma poética da espiritualidade religiosa e uma espiritualidade (sagrada ou outra) inerente à poética das artes”, assinala o diretor do SNPC.
José Carlos Seabra Pereira vai moderar a conversa entre o professor e ensaísta Eduardo Lourenço e o padre e poeta José Tolentino Mendonça, esta quinta-feira a partir das 18h00, no auditório da Fundação da Arpad Szenes-Vieira, com entrada livre.
O projeto visa igualmente analisar “as fronteiras da arte” enquanto “autonomias correlacionadas ou interativas, isto é, como distinção e como vizinhança, como fator de identificação e de comunicação», acrescenta o diretor do SNPC, organismo ligado à Conferência Episcopal Portuguesa.
CB/OC
Igreja/Cultura