Igreja/Cultura: Mostra de doces conventuais em Santarém
Crianças fazem cortejo histórico «Os religiosos doceiros»
Santarém, 23 out 2015 (Ecclesia) – Centenas de crianças da Diocese de Santarém vão desfilar com trajes antigos, hoje, nas ruas da cidade e vão confecionar um doce para toda comunidade.
Esta iniciativa integra-se na mostra de doces conventuais, que tem o seu início esta sexta-feira e se prolonga até domingo, e é promovida pelo Museu Diocesano de Santarém.
O cortejo histórico «Os religiosos doceiros» tem início às 15 horas desta sexta-feira e conta com a participação de 250 crianças do 1º ciclo, “trajadas de monges e freiras” que percorrem algumas artérias do centro histórico da cidade de Santarém, disse à Agência ECCLESIA Alexandra Xisto, coordenadora das atividades da mostra de doces conventuais.
Durante o percurso, as crianças levam “uma colher de pau na mão” e passado uma hora, pelas 16horas, no pátio da cisterna e refeitório jesuíta do Museu Diocesano de Santarém vão “confecionar um doce e toda a comunidade é convidada a ir provar”, realçou a responsável.
Esta atividade pretende também divulgar “duas figuras de santidade da cidade de Santarém: Santa Iria e São frei Gil”, frisou Alexandra Xisto.
Quando se comemora os 750 anos de São frei Gil pretende-se “envolver a comunidade para conhecer melhor quem foi esta figura e as ordens religiosas relacionadas com este santo”, referiu.
A mostra de doces conventuais decorre, este sábado e domingo, e pretende alertar as comunidades para “este mundo dos conventos e mosteiros” porque “algumas crianças pensam no monge como uma figura que ficou perdida na história”.
A presença de várias ordens religiosas no evento é uma forma dos participantes tomarem contacto com monges e freiras que confecionam doces conventuais.
LFS
Diocese de Santarém