Nacional

Portugal: «Melhor Destino Turístico do Mundo» aposta na divulgação do turismo religioso

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Setor vai ter uma nova página online no Turismo de Portugal

Lisboa, 12 dez 2017 (Ecclesia) – O setor do turismo religioso vai ter uma página específica de divulgação no Turismo de Portugal, fruto de uma parceria que está a avançar entre aquele organismo e a Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT).

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o diretor da ONPT, padre Carlos Godinho, realça que este projeto mostra que o Governo, e em particular a Secretaria de Estado do Turismo, “está sensível e está empenhada na divulgação do turismo religioso e quer potenciar e divulgar, entre outras áreas, esta dimensão do turismo em Portugal”.

Para aquele responsável, este é também um sinal claro do reconhecimento do contributo que o turismo religioso tem dado para a “valorização” do país, com todo o seu património, que “tem estado em crescimento”.

“De modo especial não nos podemos esquecer de Fátima e do Centenário das Aparições, que neste ano de 2017 catapultou os olhares de todo o mundo”, realça o padre Carlos Godinho.

O diretor da ONPT quer agora “envolver os secretariados diocesanos e outras instituições da Igreja no sentido de colaborar” na elaboração do referido site e ajudar o Turismo de Portugal neste esforço de “divulgação”.

Ao mesmo tempo, é preciso prosseguir com o trabalho de requalificação e disponibilização do património religioso, que tem sido feito também com o apoio do Estado e das várias autarquias.

Como por exemplo ao nível do património edificado, do projeto ‘Rota das Catedrais’, ou da preservação dos Caminhos de Santiago e da criação de roteiros relacionados com os vários santuários marianos existentes no país.

“Há todo um trabalho ainda a fazer nesse sentido. Se há uma divulgação temos de oferecer um produto de qualidade”, frisou o padre Carlos Godinho.

Portugal distinguido este domingo como ‘Melhor Destino Turístico do Mundo’ na cerimónia dos World Travel Awards, que este ano teve lugar no Vietname.

O nosso país levou para casa várias distinções, como a de ‘Melhor Organização de Turismo do Mundo’ ou do de ‘Melhor Exemplo de Recuperação de Património, ultrapassando a concorrência de nações como Espanha, Estados Unidos da América, Brasil e Grécia.

Confrontado com estes resultados, o diretor da ONPT considera que eles devem ser também “um desafio” à Igreja Católica, no sentido de “potenciar” cada vez mais o seu património, e de uma ação “cada vez mais atenta” a este setor, a começar no trabalho “das dioceses”.

“Isto vai significar sempre um aumento de turistas, e naturalmente também nós Igreja, também enquanto serviço à pessoa do turista, devemos dar uma resposta cabal. E penso que aqui as dioceses têm uma vez mais de fazer um esforço por atender esta área pastoral”, completou aquele responsável.

JCP



Património