Igreja/Portugal: «Integrar a mensagem cristã na nova cultura digital»

Apelo deixado no encontro de formação do Clero do Sul
Portimão, 20 jan 2017 (Ecclesia) – O encontro de formação para o Clero do Sul, que decorreu entre 16 e 19 de janeiro em Portimão, sublinhou a importância da comunicação digital para a pastoral e a evangelização da Igreja Católica.
“Para levar Cristo às periferias é necessário integrar a mensagem cristã na nova cultura digital e passar de uma pastoral de conservação para uma pastoral sempre missionária”, refere o comunicado final do evento, enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Para os bispos, sacerdotes e diáconos das dioceses do Algarve, Évora, Beja e Setúbal, “não adianta diabolizar a tecnologia”, nem tão pouco colocar “em confronto” os “dois mundos, o físico e o digital”, porque o fim último da missão da Igreja mantém-se, levar Cristo ao coração das pessoas.
“Não é a mediação tecnológica que faz a realidade das experiências, ou a fisicidade que as torna autênticas, mas o que se vive com o coração a partir dessas mediações”, apontam aqueles responsáveis, lembrando que “o que está em causa é a comunicação da fé”, que é feita sobretudo a partir do “testemunho”.
E nisso a “net” é uma mais-valia porque “a sua natureza é social, de comunicação em rede, criando grupos de amigos sempre a crescer”.
“São pessoas que partilham, que confiam nos testemunhos; partilham a vida, as suas interpretações e os seus conhecimentos. Aqui entra também a fé: na escuta, nos diálogos e na partilha dos problemas humanos”, pode ler-se.
O encontro de formação do Clero do Sul reúne em Portimão teve em cima da mesa o tema ‘Levar Cristo às periferias humanas e existenciais: os novos areópagos’.
Este ano, a iniciativa contou com a participação de oradores como o selecionador nacional de futebol, e campeão da Europa, Fernando Santos; e o diretor da revista ‘La Civiltà Cattolica’ em Roma, o padre jesuíta italiano Antonio Spadaro.
Também Guilherme d’Oliveira Martins, antigo membro do Governo e atual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian; o musicólogo Rui Vieira Nery e Rui Marques, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Os membros do Clero do Sul concluíram o seu encontro com uma referência à situação dos refugiados que batem atualmente à porta de Portugal e da Europa, um problema a que a Igreja Católica “não pode ficar indiferente”.
“Seria uma bela prenda oferecida ao Papa se, quando ele vier a Portugal, em Maio próximo, as instituições eclesiais tiverem acolhido o dobro dos refugiados que, até ao momento, foram recebidos no nosso país”, consideram os responsáveis católicos.
JCP
Diocese de Beja Diocese do Algarve Diocese de Évora Diocese de Setúbal Clero, Seminários e Vocações