Santarém: Bispo critica «conformismo» católico diante da «cultura laicista»
É preciso renovar o «entusiasmo pela fé e pela vida», diz D. Manuel Pelino
Santarém, 14 ago 2014 (Ecclesia) – O bispo de Santarém quer fazer do dinamismo missionário proposto pelo Papa Francisco a cada cristão, na exortação apostólica Evangelii Gaudium, a base de toda a caminhada da diocese no ano pastoral 2014-2015.
Na carta publicada através da internet, intitulada “A Alegria do Evangelho rejuvenesce a Igreja”, D. Manuel Pelino salienta que o perfil de cristão apontado por Francisco, do “discípulo missionário”, é uma “proposta providencial e urgente” para todos os católicos.
Para o prelado, existem atualmente “muitos fiéis, comunidades e movimentos” que se “mostram instalados, fechados e sem entusiasmo pela fé e pela vida”, pessoas e estruturas que dão “imagem de uma Igreja envelhecida, sem novidade”.
O bispo de Santarém lamenta o “conformismo” que reina face “aos valores dominantes da cultura laicista” e o “medo ou complexo de inferioridade” que impede a afirmação da “diferença cristã perante as modas culturais” que influenciam áreas como o “matrimónio, a defesa da vida, a economia e a prática cristã”.
Ao mesmo tempo, realça a necessidade de combater o “ambiente de tristeza e de resignação” que atinge “Igreja e sociedade”.
“Se nós, discípulos de Jesus Cristo, não vencermos a tentação do mundanismo, da indiferença, do conformismo, da crítica lamurienta e não sairmos ao encontro de Cristo, não alcançamos nem irradiamos a alegria do evangelho nem damos o nosso contributo para vencer a crise, rejuvenescer a Igreja e melhorar o mundo”, sustenta o prelado.
JCP
Diocese de Santarém