Igreja: Futebol Clube do Porto publica mensagem de condolências pela morte do bispo diocesano
D. António Francisco dos Santos tinha sido distinguido com a mais alta distinção atribuÃda pelo clube
Porto, 11 set 2017 (Ecclesia) - O Futebol Clube do Porto enviou hoje as “sentidas condolências à família e amigos, bem como à Igreja Católica portuguesa”, pela morte de D. António Francisco dos Santos, que faleceu esta manhã aos 69 anos, na Casa Episcopal daquela cidade.
O bispo do Porto tinha recebido, em novembro de 2015, das mãos de Jorge Nuno Pinto da Costa, “o Dragão de Honra, a mais alta distinção atribuída pelo clube”, lê-se numa nota colocada no site do clube.
O texto recorda, em particular, a primeira mensagem de D. António Francisco dos Santos à Igreja Católica no Porto, na qual defendera uma particular “presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem”, para procurar fazer um “caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor”.
O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.
João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.
D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.
LFS/OC
Diocese do Porto D. António Francisco dos Santos (1948-2017)